Tendências para B2B 2019

Não é necessário muito esforço para entender que as tendências para B2B 2019 será a de um mercado mais competitivo, suportado por diversas tecnologias de marketing e metodologias que aumentarão as taxas de conversão de visitantes em clientes. Mas, em meio a tantas tendências emergentes, quais devem ser as prioridades do mercado B2B?

Respondendo a pergunta, as empresas do segmento B2B deverão estar com os olhos atentos às estratégias de marketing em 2019. Por isso, preparamos este post. Conheça as cinco principais tendências para B2B 2019!

5 tendências para B2B 2019

1. Marketing personalizado

Em 2019 o marketing B2B deve ser cada vez mais pessoal. Independente do canal, os profissionais de marketing devem estar atentos e preparados para desenvolver estratégias de marketing cada vez mais personalizadas.

Seu público alvo está constantemente fornecendo dados e informações que devem ser utilizadas em favor das empresas. Cometer erro nas comunicações é inaceitável. Assim como os consumidores finais não desejam ser vistos como mais um em meio ao multidão, compradores B2B não são exceção.

E-mails, landing pages, anúncios, conteúdos devem ser segmentados e adaptados para garantir a melhor experiência do seu público business. Fazendo-o se sentir reconhecido, compreendido e especial.

2. Estratégia de conteúdo

As estatísticas mostram que o marketing de conteúdo gera 6 vezes mais conversões que outras formas de marketing. Entretanto o conteúdo não pode ser criado sem uma estratégia definida. Dentre as tendências para B2B 2019, os conteúdos relevantes serão os norteadores para a consolidação da autoridade da sua empresa.

Isso significa que, em 2019, as estratégias de marketing de conteúdo devem ser norteadas por dados e informações. Se uma empresa está buscando alcançar um segmento distinto, os conteúdos criados devem ser exclusivamente adaptados às necessidades e dores destas personas.

Além disso, a distribuição deste conteúdo criado deverá ser diversificada. Ou seja, o time de marketing não deve esperar que o visitante encontre o conteúdo enquanto navega no site, mas devem ser feitos esforços de divulgação através de canais relevantes do público alvo. Faça o conteúdo ser visto para que sua empresa seja lembrada.

3. Automação de marketing

Seguindo as tendências para B2B 2019, a automação de marketing seria a etapa seguinte. Após traçar toda a estratégia de conteúdo, as ferramentas de automação de marketing tornam seus processos de nutrição e educação mais eficiente e com menor custo.

Os sistemas de automação de marketing já são utilizados por diversas empresas por assegurar que todo conteúdo necessário para garantir a autoridade da marca frente às outras empresas sejam concretizado. Além de somar inúmeras informações sobre o perfil e interesse do público com os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

4. Análise de dados

A capacidade de prever o que os compradores estão interessados por meio de dados modifica completamente a maneira dos profissionais de marketing B2B estabelecerem estratégias de atração, conversão e vendas.

Todos os dados que demonstram a intenção de compra do público permite que o time de marketing acompanhe os interesses do mercado e usem essas informações para melhorar a relevância e o valor do conteúdo veiculado. Ou seja, uma das tendências para B2B 2019 é a compreensão destes dados, advindos de plataformas como Google Analytics, por exemplo, e na transformação destes em informações que te posicionam à frente dos concorrentes.

5. Integrações e inteligência

Uma das tendências para B2B 2019 é o uso de diversas plataformas e softwares para atender às demandas organizacionais. CRM, ERP, plataformas de automação de marketing devem estar conectadas e integradas para assegurar que todas as informações que a serem entregues estejam alinhadas.

Com o mercado competitivo, agilidade nas trocas de dados é fundamental. Quanto mais informações você sabe do seu público, melhor é para otimizar suas estratégias de marketing e vendas. Além disso, estando todas as informações consolidadas os clientes terão melhores experiências no momento de compra, garantindo satisfação e fidelização à sua marca.

As tendências para o B2B em 2019 estão voltadas a experiência do consumidor. Quanto mais assertiva a comunicação com seu cliente, maiores serão as chances de se destacar no mercado, assim como maior será suas probabilidades de fechamento de vendas.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado B2B!