O que uma plataforma de comércio eletrônico B2B precisa ter?

O consumidor atual é exigente. Ele quer ter a comodidade de comprar produtos sem precisar sair de casa, ser bem atendido em qualquer canal de venda e receber os pedidos no menor prazo possível. Ok, não é nada que uma empresa moderna não possa oferecer em seu e-commerce, não é?

Com as empresas B2B, o cenário é o mesmo. Embora a venda não seja feita para o consumidor final, o cliente B2B quer a mesma comodidade, agilidade e qualidade no atendimento. Porém, existem algumas especificidades que modificam o modelo de vendas e algumas regras em relação ao e-commerce B2C.

Então, tá a fim de saber melhor como deve ser uma plataforma de comércio eletrônico B2B? A seguir, confira as características mais importantes que ela deve ter:

Integração da plataforma de e-commerce B2B com outros sistemas

Ninguém mais quer perder tempo passando os dados de um sistema para o outro. Além de desperdiçar tempo, essa tarefa ainda pode gerar divergências nos dados. No mercado atual, otimizar processos é uma necessidade!

Por isso, uma plataforma de e-commerce B2B deve oferecer a integração com outros sistemas de back-office: ERP, CRM, gestão de estoque, automação de marketing, entre outros. Certamente você já usa alguns desses softwares, não é? Então, procure uma plataforma que integre todos esses sistemas. Isso traz mais agilidade, segurança para os dados e inteligência para o seu negócio.

Automação de processos

A integração que falamos acima é uma das formas de automação. Com isso, você não precisa, por exemplo, dar baixa no estoque do e-commerce de uma venda que foi feita na loja física, ou atualizar manualmente os dados de um cliente. A sincronização acontece de forma automática! Assim fica muito mais fácil, não é?

Estamos falando de grandes empresas, que têm centenas de funcionários e utilizam dados em massa. Já imaginou se você deixa todas as tarefas manuais? A perda de escala do negócio é certa. Por isso, a automação dos processos também é uma obrigação de uma plataforma de e-commerce B2B.

Customização para os fluxos de trabalho da empresa

Cada empresa B2B adota um fluxo de trabalho específico, conforme o seu modelo de negócio. Por isso, a plataforma de comércio eletrônico B2B deve permitir a customização de regras de vendas.

Por exemplo: em muitos casos, alguns produtos só podem ser adquiridos por determinados clientes, representantes comerciais ou vendedores da empresa. Então, o sistema deve permitir a personalização da compra para cada usuário, conforme o seu perfil, histórico de compras ou mediante identificação e login. Assim, produtos, preços, formas de pagamento e comissões, entre outros aspectos, aparecem de maneira diferente para cada usuário.

Otimização para dispositivos móveis

A comodidade de que falamos no início do texto tem tudo a ver com a compra em dispositivos móveis. Ela permite que o comprador ou revendedor visualize os produtos, pesquise preços, simule vendas e efetue as compras em qualquer lugar ― basta ter o celular na mão.

Mas, para isso o seu site deve ter um layout responsivo. Isso significa que ele deve se adaptar a qualquer tamanho de tela que a pessoa estiver usando, seja um computador, notebook, celular, tablet ou até uma smart TV. Mas não é só ficar com um visual bonito: em qualquer dispositivo, o seu site deve ser totalmente funcional, para proporcionar uma experiência de compra positiva.

Segundo um estudo do Google, o mobile influencia, em média, mais de 40% da receita das empresas B2B líderes do mercado. E você não vai querer perder essas vendas, certo?

Crescimento com a empresa

Outra característica importante de uma plataforma de comércio eletrônico B2B é a possibilidade de crescimento. Depois dos primeiros passos no mercado online, as empresas crescem, adquirem novos clientes, recebem mais acessos e precisam definir novas regras de vendas.

Porém, trocar de plataforma costuma dar muito trabalho e trazer problemas na transferência de dados. Por isso, é importante que a plataforma acompanhe esse crescimento e permita rever os pacotes de contratação e as funcionalidades disponíveis para a empresa.

Além dessas características que falamos, a plataforma também deve oferecer outras funcionalidades que melhorem a experiência do usuário. Uma busca interna inteligente, uma navegação simples e intuitiva, uma boa velocidade de carregamento e a possibilidade de oferecer produtos complementares (cross selling e upselling) são algumas funções essenciais.

Agora, se você quer uma solução que ofereça tudo isso, conheça agora a Plataforma Atma B2B, que foi pensada especialmente para o seu tipo de negócio.