Mais da metade do mundo conectado fazendo compras online: vai perder esse mercado?

Espera-se que, até 2020, mais da metade do mundo conectado esteja fazendo compras online. Você já parou para pensar na oportunidade que isso representa para o seu negócio? Uma quantidade enorme de pessoas estará na internet procurando pela sua empresa e os seus produtos ― e você precisa estar lá para vender.

Um levantamento do Facebook trouxe esse e outros dados sobre o futuro do e-commerce que vamos ver agora nesse artigo. Eles mostram que não há mais como fugir dessa transformação no mundo do consumo, que está levando a jornada de compra para dentro dos computadores, notebooks e, principalmente, celulares. E, como vamos ver, isso vale tanto para o mercado B2C quanto para o B2B, que passa pelas mesmas transformações.

A seguir, então, vamos ver algumas estatísticas e tendências que mostram por que você deveria começar a vender online o quanto antes. Vamos lá?

O futuro das compras online é móvel

Mobilidade é um tema do presente para as estratégias das empresas. Elas precisam se conectar com um consumidor que não tem tempo a perder e está sempre com o celular na mão, como um assistente pessoal para realizar as suas tarefas. E uma dessas tarefas do dia a dia é comprar ― de um sapato até uma casa nova.

Para o e-commerce, a mobilidade é um tema que ainda vai ganhar muito espaço no futuro. De acordo com os estudos do Facebook, estima-se que, até 2020, a mobilidade constituirá 34% do comércio eletrônico de varejo no Brasil, 45% no Reino Unido, 47% nos EUA, 63% na Coreia do Sul e inacreditáveis 80% na Índia.

Esse levantamento aponta ainda uma tendência no horizonte: embora os caminhos até a compra estejam mais complexos que nunca, a jornada está cada vez mais convergindo para o celular. Então, a descoberta, a consideração e a compra podem ocorrer num mesmo lugar.

Além disso, há uma grande oportunidade. A pesquisa do Facebook mostrou também que as conversões em dispositivos móveis são 13% mais rápidas que em computadores. No celular, os consumidores priorizam a agilidade ― e agradecem a quem valoriza o seu tempo, com uma navegação rápida, simples, funcional e sem falhas no caminho.

Tudo isso mostra a necessidade de as empresas se dedicarem a oferecer uma experiência mais positiva aos usuários. Porém, a frustração ainda é grande com páginas que não demoram para carregar direito, botões que não funcionam ou textos que ficam muito pequenos para ler… Quem nunca se irritou com isso!?

Portanto, quem quer vender online precisa pensar na experiência mobile do usuário com a sua loja. Aí está uma mina de ouro para os próximos anos.

As tendências das compras online no mercado B2B

Você pensa que o mercado B2B é muito diferente do B2C quando se fala em compras online? É claro que o modelo de negócio e vendas é diferente, mas o comportamento dos compradores é muito parecido. Todo mundo que compra na internet quer ser bem atendido, encontrar facilmente os produtos e as informações e realizar compras sem obstáculos.

Por isso, é preciso entender que o comportamento de compra dos clientes B2B mudou bastante nos últimos anos. Eles não precisam mais visitar representantes locais ou consultar catálogos físicos para fazer compras. Hoje eles aderem à praticidade e à agilidade das pesquisas na internet e do comércio eletrônico durante a sua jornada.

Um levantamento do Google mostrou que 67% das compras dos setores de fabricação industrial e logística tiveram influência do digital. Pesquisas, comparações, simulações e, é claro, a efetivação das compras cada vez mais acontece pela internet.

Além disso, outras estatísticas reforçam o que dissemos sobre o mobile:

  • 50% das buscas realizadas por clientes B2B são feitas em smartphones (e essa porcentagem vai crescer para 70% até 2020);
  • e o mobile marketing pode acelerar o tempo de uma compra B2B em 20%.

Lojas físicas ainda vendem? Marketing offline ainda funciona? Sim! Mas os canais de relacionamento com os clientes e de vendas estão cada vez mais migrando para a internet. Não só isso: as tendências apontam para a convergência de toda a experiência de compra para dentro do celular.

Percebe, então, como é importante fazer parte do comércio eletrônico online e móvel? As oportunidades do futuro estão aí.

Então, gostou da ideia de entrar no mundo das vendas pela internet? Queremos que você tenha o maior sucesso! Por isso, leia também sobre a importância do planejamento para abrir uma loja virtual no nosso artigo sobre como não ser mais uma empresa que perde dinheiro com e-commerce.