eCommerce B2B cresceu 44% desde 2016

As empresas do segmento B2C estão se transformando. Os consumidores esperam cada vez mais facilidade na hora de realizar pedidos online. E para isso, o eCommerce está se tornando praticamente obrigatório. E para os negócios B2B a demanda não é diferente.

Mesmo com a complexidade das vendas, fabricantes e distribuidores estão mudando sua forma de comercialização. E em 2018 os processos de pedidos manuais estão sendo substituídos por pedidos otimizados digitalmente.

Veja neste post como a utilização do eCommerce B2B se tornou essencial em 2018.

E-commerce B2B: por que sua empresa precisa ter uma loja virtual?

Tamanho do Mercado

Sem sombra de dúvidas, o eCommerce B2B faz parte da quebra de paradigmas para os fabricantes e distribuidores. Segundo o 2018 Manufacturing & Distribution Sales and Technology Report, ocorreu um aumento de 58% de pedidos online, feitos em 2016, para 65% pedidos online em 2017, de acordo com os entrevistados.

Analisando o mercado, 51% dos fabricantes e distribuidores tem pedidos online. Um aumento de 7% comparado com 2016.

Perfil dos consumidores

Assim como no mercado B2C, o perfil do consumidor do segmento B2B está mudando. Dos entrevistados, 34% relataram que a implementação do eCommerce B2B deu-se por demandas dos clientes.

Cada vez mais os clientes estão buscando a capacidade de fazer pedidos online, pela facilidade e comodidade.

Vantagens para o negócio

Eficiência operacional é o motivo principal para a sua implantação. Ganhos de eficiência associados ao aumento da automação de processos de pedidos ao cliente, são os motivos que levaram 63% dos entrevistados a implementarem a comercialização online.

Além disso, manter a competitividade no mercado foram fator chave para 60% dos entrevistados investirem em softwares B2B.

Quais são as tendências para o setor?

Resultados mensuráveis

Fabricantes e distribuidores têm cada vez mais a possibilidade de obter resultados mensuráveis dos seus investimentos. De acordo com os entrevistados, os principais benefícios são:

  • 60% dos clientes realizaram pedidos maiores;
  • 73% perceberam aumento na frequência dos pedidos;
  • 76% dos entrevistados perceberam um aumento da compra de novos produtos e/ou categorias de produtos durante a navegação;
  • 75% afirmaram que houve uma redução dos custos gerais associados ao atendimento; e
  • 53% dos clientes inativos voltaram a fazer compras através do eCommerce B2B.

Experiência Mobile

A opção mobile impacta positivamente nas taxas de adoção. Para os entrevistados que atualmente têm uma solução de e-commerce B2B que permite que seus compradores façam pedidos por meio de um navegador da Web para celular, 25% estão vendo taxas de adoção superiores a 50%.

Por conta da clara conexão entre a experiência do usuário e a adoção do e-commerce B2B, não é surpresa que os fornecedores com um aplicativo nativo estejam observando taxas de adoção mais altas que seus concorrentes.

Quais são as soluções mais comuns para implementar um e-commerce?

Soluções na nuvem SaaS

As soluções SaaS são soluções prontas para uso e baseadas na nuvem. Uma de suas vantagens é que são gerenciadas e atualizadas por um fornecedor terceirizado.

Por serem de fácil utilização, possuírem uma interface familiar e term um custo mais baixo as soluções SaaS são a melhor opção de escolha entre para fabricantes e distribuidores do segmento B2B.

Extensões de ERP

Essas soluções de e-commerce B2B são atraentes para algumas empresas, devido à sua forte integração com o ERP. Mesmo com o fato de os fornecedores de ERP desenvolverem softwares complexos, que englobam dados financeiros e de estoque, normalmente perdem quando na usabilidade do eCommerce B2B e compatibilidade com dispositivos móveis.

Outras soluções como em servidores locais (pré era da cloud computing) e soluções customizadas, também são utilizadas, mas com menor personalização e maiores custos. Por isso, empresas de todos os setores estão aproveitando as soluções SaaS para fornecer o serviço de eCommerce B2B. Facilitando a experiência do usuário através de catálogos digitais e com melhor experiência.

Quer saber mais sobre como melhorar seus negócios B2B. Acompanhe nosso blog e fique por dentro!