Por que montar um e-commerce B2B

O e-commerce B2B tem se tornado uma prioridade da indústria. A pesquisa feita pela B2BecNews, em 2018, confirmou essa movimentação. Vendas a partir de um comércio eletrônico B2B devem atingir cerca de US$ 1,1 trilhão em apenas dois anos nos Estados Unidos e 6,7 trilhões ao redor do mundo segundo a Forrester. Ou seja, investir no canal de vendas B2B digital é necessário para seu negócio.

Por que montar um e-commerce B2B

Por o comércio eletrônico B2C estar bem estabelecido, os compradores B2B já demonstram o desejo de realizar compras digitalmente, porém com o mesmo nível de experiência que possui o mercado B2C. Veja esses dados retirados de uma pesquisa com fabricantes americanos sobre o uso do canal digital para suas compras:

  • 74% fazem mais da metade de buscas por produtos e fornecedores online;
  • 56% esperam fazer mais da metade das compras corporativas online;
  • 74 % veem a compra online como mais conveniente do que os representantes comerciais; e
  • 93% preferem compras online desde que já tenham decidido o que e de quem comprar.

Indo mais além, quando os entrevistados foram questionados pela Forrester sobre a pretensão em criar um site, 70 % delas planejam criar um em até dois anos e 20% já desejam implementar o site em até 6 meses. Dados claros e simples para se justificar o motivo pelo qual sua indústria deve montar um e-commerce B2B.

Benefícios de montar um e-commerce B2B

E-commerce B2B fornece uma maneira de seus clientes comprarem seus produtos online, mas também oferece uma série de outros benefícios para sua organização. Imagine seus clientes, revendedores ou distribuidores vendo seus pedidos online em um só lugar, gerenciando seus pedidos, orçamentos, vendo seus preços e promoções disponíveis por meio de uma experiência online. Separamos alguns benefícios que sua empresa pode ter ao criar um e-commerce B2B:

Escalabilidade

Um e-commerce B2B é uma solução eficaz que permitirá que a sua organização crescer de forma escalável, facilitando o atendimento à demanda do mercado e às necessidades dos cliente, abrindo novos canais de vendas e alcançando novos segmentos de mercado

Melhoria da eficiência

Através de integrações com ERPs e outros sistemas de negócios o e-commerce B2B viabiliza um aumento da eficiência. Os cliente podem realizar os pedidos on-line em um sistema que já estará abastecido com informações daquele cliente específico, eliminando trabalhos manuais e permitindo que o time de atendimento ao cliente se dedique a esta tarefa

Mais clientes

Um e-commerce B2B com páginas voltadas para o público é uma maneira de alcançar novos clientes B2B. Seus futuros compradores não apenas preferem realizar compras on-line, mas querem isso. À medida que os compradores B2B realizam pesquisas on-line a fim de encontrar os melhores preços, os fabricantes e distribuidores podem aproveitar as informações deixadas pelos visitantes para convertê-los em clientes

Torne-se mais conhecido

O desenvolvimento de páginas permite que elas sejam indexadas a mecanismos de busca viabilizando uma maneira rápida de melhorar a probabilidade de que seu público alvo saiba quem é a sua empresa e quais benefícios podem obter comprando com você.

Aumente as vendas

Um e-commerce B2B não somente permite alcançar novos clientes, mas também permite que sejam implementadas automatizações que recomendam produtos, sugestões relevantes aos clientes entre outras funcionalidades.

Análises

O e-commerce B2B é a maneira ideal de uma empresa acompanhar e analisar as campanhas para cada produto. Por meio do comércio eletrônico, as organizações podem medir e avaliar com mais facilidade as campanhas de marketing, eficácia de vendas, o mix de produtos, os giros de estoque e o envolvimento do cliente.

Experiência do cliente

Embora existam diferenças entre o e-commerce B2B e o B2C, as empresas B2B precisam empregar um design intuitivo, com conteúdo sofisticado e funcionalidades adaptadas a cada cliente. Como no Brasil existem diversos fatores, como ICMS, Substituição Tributária, entre outros, que modificam os valores e a forma de negociação com cada cliente, garantir que a experiência de cada um seja proveitosa deve ser o alvo de todo e-commerce B2B.

Quer saber mais sobre e-commerce B2B, acompanhe nosso blog e não perca nenhuma novidade.