B2B para industria: saiba como não deixar sua empresa morrer

O B2B para industria está completamente a disposição no Brasil e possui um canal de vendas que ainda pode ser explorado: o ecommerce. Porém este setor ainda encontra dificuldades para se estabelecer no meio digital, e obter todos os benefícios oferecidos por ele. Por esse motivo, preparamos esse post, para apresentar os principais modelos de negócio e como sua empresa pode se beneficiar do B2B para industria através deste novo meio de relacionamento.

Você conhece os principais modelos de negócios?

Conheça o B2C

B2C, ou business-to-consumer, é o modelo de negócio comercial em que a empresa vende produtos ou serviços diretamente ao consumidor. Normalmente, podem ser relacionados a pessoas que compram roupas diretamente em lojas até pessoas que compram TV por assinatura. Mais recentemente, o termo B2C também se refere a pessoas que compram produtos on-line. 

Conheça o B2B2C

B2B2C, ou business-to-business-to-consumer, é o modelo de negócio comercial no qual, empresas ou comércios eletrônicos, atingem novos mercados e clientes, através de parcerias com empresas de produtos e serviços voltados ao consumidor. Ou seja, uma empresa que desenvolve um produto, serviço ou solução e se associa a outra empresa para usar um serviço específico, como site de comércio eletrônioco, portal ou blog. E ambos combinam forças e promovem produtos, serviços e/ou soluções mutuamente benéficos.

Conheça o B2B

B2B, significa business-to-business. Este modelo concentra a venda de produtos e serviços a outras empresas. Ou seja, uma empresa que oferece ‘coisas’ que outas empresas necessitam para obter vantagens competitivas. Em contraste com o B2C e o B2B2C, o B2B oferece matérias-primas, peças, ou serviços que outras empresas precisam para aumentar o lucro, das indústrias manufatureiras para os ambientes de varejo. 

B2B para Industria: não deixe sua empresa morrer!

Gostaria que você parasse e lembrasse como funcionava o processo de vendas há 5 anos atrás? Com certeza, seu time de vendas tinha um contato direto com o cliente final, fazendo todo o trabalho de prospecção, levantamento de necessidades e fechamento.

Mas hoje, o mercado está totalmente diferente. Os prospects e clientes estão completamente autônomos devido a quantidade de informações que possuem a disposição na internet. Ele pode decidir em comprar da sua empresa ou da concorrente em frações de segundos. Agora imagine em 5 anos a frente! Se sua empresa não estiver adaptada ao comercio eletrônico, com certeza estará falida.

A competitividade cresceu exponencialmente a partir do bum da internet. Por isso não deixe sua empresa ficar para trás. O processo de marketing e vendas para as empresa B2B voltadas para a industria mudou significativamente nos últimos anos. O mercado se tornou saturado, enquanto o avanço tecnológico demonstrou que as indústrias não estavam competindo com empresas próximas, mas também com o mercado global.

Sem mencionar que a nova geração de compradores são digitais. Logo para o modelo de negócio B2B para industria é necessário reforçar a presença online, se desejarem se manter relevantes no segmento. Ou seja, a época em que ir a feiras e distribuir panfletos, ou realizar anúncios impressos em jornais, entrou em decadência.

A internet transformou o marketing B2B para industria em um esforço 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias no ano. E se sua indústria não está onde seus clientes estão, provavelmente seus concorrentes estarão.

Por isso, estabelecer uma sólida presença online vai além da postagem em mídias sociais. É necessário estabelecer uma estratégia para comercializar.

Por isso separamos 2 dicas para você incrementar seu negócio através do modelo B2B para industria:

#1 Tenha um posicionamento único

Primeiramente tenha claro quem são seus cliente ideais, aqueles os quais sua empresa deseja atingir. Esta definição auxiliará na determinação de estratégias, táticas, mensagens e canais de promoção.

Tenha todo o mapa das suas necessidades e desafios que estes clientes enfrentam e como sua empresa consegue solucioná-los através de seus produtos. Assim você poderá oferecer valor agregado que podem ser preços diferenciados, facilidades de compra, rapidez no processo de compras. A partir dessas ações você já começa a se diferenciar do seu concorrente.

Como o B2B para industria envolve muitas partes interessadas – clientes, fornecedores, distribuidores – é possível comunicar a cada um a mensagem certa no momento ideal. Por isso, ter definido o seu comprador ideal, permitirá sua empresa orientar suas ações de marketing e aumentar o Retorno sobre o Investimento das estratégias estabelecidas.

#2 Tenha uma plataforma de ecommerce robusta

Todos os esforços de marketing de publicidade e conteúdo são inúteis se o seu público clicar em seu site, mas não puder continuar com o processo de pesquisa ou compras. Uma pesquisa da Forrester descobriu que 59% dos compradores B2B preferem não interagir com um representante de vendas e 74% acham comprar em um site mais conveniente.

É importantíssimo que a sua presença online seja suportada por um ecommere completo para que você possa transformar o tráfego em vendas, e as vendas em vendas recorrentes, oferecendo uma experiência de usuário perfeita. A era do marketing digital colocou alguns desafios e também abriu muitas oportunidades para comerciantes industriais B2B.

Por exemplo, quando se tem uma plataforma ecommerce robusta, sua empresa pode utilizar o modelo B2B para industria permitindo integrar todos os seus sistemas, pois se torna possível administrar os múltiplos centros de distribuição, realizar a integração entre fornecedores e distribuidores, calcular fretes e impostos de forma eficiente, aprovar cadastros de limites de créditos e comissionamentos, e ter um atendimento online.

 

Gostou de saber como o modelo B2B para indústria pode auxiliar a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais.