Cuidados com as plataformas ecommerce opensource para B2B

Ao de escolher uma plataforma para o seu ecommerce é preciso que algumas características sejam observadas, para que ela seja compatível com as demandas da sua organização.

Portanto, quando se define a plataforma para seu e-commerce, a sua base de negócio está sendo definida. Será a partir dela que sua empresa B2B venderá grandes quantidades de produtos ou serviço.

Por isso, é prioritário se manter relações de longo prazo com esses clientes. E o foco da plataforma do ecommerce é oferecer ferramentas fáceis e convenientes de usar.

Por esse motivo, separamos algumas questões a se fazer para que sua empresa escolha a plataforma de ecommerce opensource mais adequada às suas necessidades, e que forneçam soluções de qualidade!

Quais são os objetivos da sua empresa com um ecommerce?

Para saber qual plataforma é a mais adequada para sua empresa, primeiro é necessário identificar as suas necessidades comerciais.

Prepare um business case, onde serão apresentadas por escrito as funcionalidades que a plataforma deve possuir.

Considere seu modelo de receita, taxas de conversão, valor tícket médio e o seu cliente para definir suas expectativas de retorno sobre o investimento (ROI).

Defina os casos de uso adaptados ao ambiente de compra B2B e certifique-se que a plataforma possui interface adequada para o usuário.

Compreenda o processo de vendas atual e identifique elementos-chave no fluxo de trabalho e verifique se você possui recursos que atendem a esses requisitos de fluxo.

Por fim, detalhe a experiência do cliente que você deseja fornecer, merchandising de produtos (imagens, descrições, etc.), preços personalizados, conteúdo promocional, etc.

Quão adequada é a plataforma para o comércio B2B?

Verifique quais as plataformas que atendem às necessidades de negócios com linhas de produtos similares.

Possuir uma plataforma de comércio eletrônico que atenda às necessidades de cada comerciante, gerando sites corporativos e de pequenas empresas que vendem bens físicos e digitais. O nopCommerce, por exemplo, é uma solução transparente e bem estruturada, que combina os melhores recursos do software de código aberto e comercial.

A plataforma opensource de ecommerce mitiga os principais riscos?

Por se tratarem de um sistema de código aberto, as plataformas open source não oferecem suporte caso algo comprometa a segurança.

Por isso é importante criar ou contratar um software que proteja sua loja virtual de ataques.

Por conta desse risco, diversas empresas criaram selos e certificados que, protegem o sistema do ecommerce, mostrando ao cliente se a plataforma é confiável ou não.

Além disso, a empresa B2B necessita integrar um sistema de pagamento certificado. Afinal o momento de finalização da compra é de extrema importância, pois seus consumidores estarão informando seus dados bancários.

Conclusão

Pode se parecer um processo intenso, mas a longo prazo a plataforma de ecommerce opensource escolhida para sua organização te permitirá alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Caso esteja em dúvida qual platorma buscar, que tal começar pelo nopCommerce.

O nopCommerce que é hoje é utilizado por grandes players, como :Reebok, Celine Dion Boutique, Smart Furniture, Lee Jeans, Rockport possui muitos clientes B2B, por sua construção ser realizada em Microsoft.Net. Ajudando as empresas que conhecem muito sobre o .net conseguirem lançar um projeto B2B rapidamente