Automação de marketing

Quando se pensava em negócios B2B era notável o papel passivo do profissional que os administrava. Mas com o crescimento do mercado, aumento da competitividade e as constantes inovações nos produtos e serviços, os profissionais voltados para B2B se viram diante da necessidade de escalar seus negócios utilizando toda a inteligência organizacional. Por conta disso, tornou-se essencial conhecer sua empresa, seu cliente e seu produto profundamente para conseguir de forma efetiva fazer seus potenciais clientes avançarem na jornada de compra, demandando menos esforço dos seus vendedores.

Neste cenário as empresas B2B começaram a perceber que construir uma presença digital e a produzir conteúdos, fazia com que potenciais cliente que possivelmente não conheciam o produto ou serviço prestado, passassem a conhecer. E consequentemente houve um aumento do número de leads gerados, dificultando a gestão desses contatos pelo profissional B2B.

Por isso viu-se necessário a automação do marketing. Em termos gerais, automação de marketing significa compreender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diversos canais online. Compreender exatamente o desejo do lead e o seu estágio de compra dentro da jornada a fim de oferecer a ele as informações que precisa e que serão atrativas naquele momento. Vamos apresentar agora os três principais pontos que são os principais motivos para se investir em automação de marketing.

1. Automação de marketing para aumentar vendas e receita

Quando o profissional B2B é questionado sobre qual o objetivo principal do seu negócio utilizando alguma estratégia de marketing, com certeza a resposta será: aumentar vendas. A pergunta seguinte é a que trará maior reflexão: como você pretende aumentar suas vendas?

Pensando em estratégias de marketing digital, o ponto inicial para se aumentar as vendas é ter uma geração de leads recorrentes. Mas concordemos, nem todos os leads gerados estão prontos para comprar da sua empresa. Nesses casos, apesar de a decisão de compra ser feita ‘agora’, esse lead poderá vir a comprar em breve. Por isso, manter o relacionamento com eles, entregando conteúdo relevante, importante para que a trilha do seu lead dentro da jornada de compra ocorra o mais natural possível. Lembre-se sempre, com a quantidade de informações disponíveis na rede, está na mão do lead a decisão de quem comprar e quando comprar. 

 

2. Automação de marketing para diminuir o custo de aquisição do cliente

A utilização de uma automação de marketing permite reduzir o custo de aquisição. Ao invés do profissional B2B ir atrás de novos clientes, o lead vem até o profissional de vendas B2B. Isso ocorre porque para cada um dos diferentes leads, são criadas trilhas, ou jornadas, que são ajustadas para trazer leads mais preparados para comprar.

Como todo o esforço de preparação do lead para decidir pela compra é automatizado, o ciclo de vendas se torna menor. E esses leads mais preparados, ou seja, que possuem uma qualificação melhor, demandam menos esforços do time de vendas para o fechamento do negócio. Ou seja, mais produtividade para os vendedores.

 

3. Automação de marketing para garantir a retenção dos seus clientes atuais

Fato: conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um cliente atual. Como já foi dito nesse texto, pessoas que tem mais conhecimento costumam já ter em mente o que esperar do produto ou serviço oferecido pelo profissional B2B. Como consequência, o engajamento, a satisfação e o sucesso do seu cliente com sua empresa são muito maiores. Resultado: clientes satisfeitos, geram mais resultados, trazem indicações e se tornam replicadores de seus conteúdos.

 

Conclusão

Toda empresas B2B tem como objetivo aumentar vendas reduzindo custos. E para tal, reconhecem que a presença digital é importante, pois é possível ter geração de leads. Mas manter um relacionamento dentro de uma jornada para conduzir este lead para a decisão de compra, não é uma tarefa simples de se fazer manualmente.
Por isso, as automações de marketing são importantes para melhorar a eficiência do seu time de vendas. Trazer leads que sejam qualificados para a abordagem de um vendedor, otimiza tempo, reduz custo, e aumenta a probabilidade de fechamentos de compra.
Por isso, utilizar ferramentas de automação de marketing, como o RD Station, Marketo, Pardot, por exemplo, facilitarão o trabalho do seu time de vendas, e trarão resultados positivos para sua empresa.