O papel da tecnologia para o comprador e para o vendedor B2B

A tecnologia tem um papel fundamental nas empresas cujo negócio é vender para outros negócios (B2B). Um vendedor B2B consegue sistematizar todas as informações em softwares que unem as várias áreas da empresa, facilitando a comunicação interna. Para o comprador, as vantagens começam na hora de buscar o melhor produto para o seu perfil.

O mercado business-to-business tem na tecnologia uma aliada cada vez mais presente nos processos cotidianos e também no planejamento estratégico fundamental para o início das operações.

As vendas online, por exemplo, já são uma realidade na área. Acredita-se, inclusive, que essa será uma das maiores tendências do próximo ano, pois os negócios virtuais tendem a trazer uma “injeção de ânimo” para o mercado.

Para você entender um pouco mais sobre esse assunto, preparamos este texto com as principais questões que envolvem a tecnologia para o vendedor e para o comprador B2B. Siga em frente!

A tecnologia para o comprador B2B

Para quem compra, o principal benefício da tecnologia é a possibilidade de conhecer mais sobre os produtos de maneira dinâmica e personalizada. Na prática, fica muito fácil entender as características de qualquer produto, assim como o preço, a disponibilidade e todas as outras informações importantes. Isso é fundamental para tomar as melhores decisões.

Só que esse comportamento gera uma exigência muito maior e deixa o mercado ainda mais acirrado. O resultado atua diretamente na vida dos vendedores, que precisam estar bem preparados.

A tecnologia para o vendedor B2B

A tecnologia proporciona alguns aspectos interessantes ao vendedor B2B, como no caso da segurança – ela precisa estar de acordo com medidas importantes. Se os sistemas são autenticados e as políticas desenvolvidas e atualizadas, o cliente terá um ambiente seguro para usufruir. Isso já é uma realidade nos dias atuais, a partir da criptografia, secured socket layer e public key infraestructure.

A integração de sistemas é outro ponto positivo e muito importante que a tecnologia proporciona ao vendedor B2B, porque atualmente a maior parte das empresas usa plataformas de automatização dos processos para sistematizar seus dados e comunicação.

A união de todas as plataformas, com um sistema ERP eficiente, tem a ver com o ganho de tempo, a economia de dinheiro e também com o aumento de competitividade. Isso permite também tornar a gestão mais confiável e instantânea – no que é chamado de operações in-house.

É possível considerar a tecnologia também nas abordagens de backup e recuperação. Isso permite que as empresas voltem às suas atividades mesmo em caso de “panes nos sistemas”. A vantagem é a mínima perda de tempo e de dados.

Com tanta informação em mãos, o vendedor B2B consegue ter acesso, inclusive, ao comportamento do mercado, podendo visualizar oportunidades de prospecção de novos clientes.

Conceitos importantes que todo vendedor B2B precisa conhecer

Separamos alguns pontos importantes e que tem relação com a tecnologia que todo vendedor B2B precisa entender — se quiser se dar bem com as vendas nos próximos anos.

CRM (Customer Relationship Management)

Traduzido, a Gestão de Relacionamento com o Cliente tem a ver com as estratégias de negócio e as tecnologias focadas no cliente feita para o gerenciamento das vendas e do pós venda. O CRM armazena informações dos clientes e reúne dados valiosos para atualizar os vendedores B2B para prospectar novos consumidores para a empresa.

Inteligência de Negócios

Também chamada de tecnologia de BI, é a capacidade de transformar dados armazenados em informação qualitativa. Isso é importante porque ajuda a sua empresa e tomar decisões mais corretas e inteligentes. Inclusive, o futuro da BI perpassa por outro conceito importante: a Inteligência Artificial (IA). 

Um ótimo exemplo de aplicação de IA no e-commerce B2B é quando o comprador pesquisa determinado produto, mas não finaliza a compra. Os mecanismos da inteligência artificial identificam tal interesse para criar vitrines virtuais mais dinâmicas e enviar e-mail de recomendação.

Outsourcing

É uma forma eficiente de a empresa ter contato rápido com os profissionais capacitados em TI.
Esse serviço pode reduzir os custos com as contratações, com treinamentos ou com a gestão de pessoal mais qualificada.

Plataforma de e-commerce B2B

É usada para vários segmentos do mercado e possibilita a criação e a configuração de diversas estratégias comerciais. Dessa forma, a empresa pode tratar o seu cliente de forma totalmente personalizada, de maneira a evitar divergências ou retrabalhos.

A transformação digital no mercado B2B

A transformação digital é imprescindível para o crescimento e a inovação das vendas B2B. Hoje em dia, todas as empresas têm acesso à informação de qualidade e isso exige que os profissionais estejam bem preparados.

Portanto, não resta dúvida alguma sobre o fato de que essa mudança traz vantagens para todo processo, tanto para compradores (que são bem atendidos) como para o vendedor B2B (que têm acesso a boas práticas). As novas tecnologias são verdadeiras agentes desse processo.

E você, o que acha da influência da tecnologia no mercado B2B? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *