O que esperar do mercado B2B em 2018?

Se existe uma previsão unânime a respeito do mercado B2B em 2018 é de que a tecnologia estará mais presente do que nunca. Todas as estratégias giram em torno do cliente e, quando falamos das ações de marketing, esse pensamento ganha ainda mais peso.

O uso das chamadas tecnologias emergentes poderá ser a chave para se destacar entre os concorrentes e aproveitar a curva de crescimento do setor. Lembrando que a projeção do Banco Central para a economia brasileira tem sido positiva, com avanço estimado em 2,2%.

As empresas que atendem a negócios voltados ao consumidor final devem sentir de perto esse efeito. Afinal, o poder de compra das famílias cresceu com a liberação das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o que impulsionou o PIB no segundo trimestre de 2017.

O fato é que este é o momento de se reorganizar e se programar para investir de maneira certa. Acompanhar as tendências é algo inteligente a se fazer, especialmente quando o objetivo é aumentar vendas e ser destaque no mercado B2B em 2018.

É sobre essas tendências que falaremos a seguir. Confira!

O cliente no centro das ações

O principal caminho a ser seguido no próximo ano pelas empresas business-to-business é colocar o cliente em primeiro lugar. É de se imaginar que isso já vem sendo feito, mas é preciso reforçar e voltar todas as estratégias a esse pensamento.

Dessa forma, a seguinte pergunta deve ser respondida antes de qualquer decisão: esse canal ou essa campanha atende às necessidades do cliente primeiro? Se a resposta for sim, você está na direção certa. Mas se a resposta for não, é preciso dar um passo atrás.

Detalhe: você vai perceber que as demais tendências que citaremos ao longo deste texto têm total relação com esse aspecto.

Vendas B2B online: uma realidade

Nos últimos anos, acompanhamos o surgimento de várias plataformas especializadas em business-to-business. Mas ainda hoje é fácil perceber que o varejo domina a internet, vendendo seus produtos e serviços diretamente aos consumidores.

Porém, algo que vem sendo construído se transformará em uma das maiores tendências do mercado B2B em 2018. Sim, você deve começar, de uma vez por todas, a se preparar para vender para outras empresas de forma online. Os negócios virtuais tendem a trazer certa injeção de ânimo nos negócios, tornando os pedidos mais práticos do que a venda de porta em porta.

Mobilidade concretizada

Esta tendência pode parecer um dejavú, pois nos últimos anos toda lista de negócios traz projeções relacionadas ao mobile. Porém, o que podemos dizer é que o mercado B2B em 2018 tende a concretizar o uso da mobilidade em suas operações.

Isso significa implementar o chamado “mobile first”, conceito que explica o foco inicial dos desenvolvedores nos dispositivos móveis e só depois nos desktops. Até então, o que vemos são sites adaptados aos smartphones, por exemplo. Agora, o movimento será inverso.

A humanização das vendas

Essa onda tecnológica que envolve o setor se mistura à necessidade de humanização e personalização dos atendimentos. Por isso, expor depoimentos de clientes atuais a respeito da experiência deles com a sua empresa é fundamental para atrair novos leads.

Nunca se esqueça de que por trás das empresas consumidoras existe um tomador de decisão, uma pessoa que pensa e que faz escolhas. Está mais do que comprovado que esses testemunhos geram credibilidade e podem mudar a visão do parceiro B2B.

Influenciadores para o mercado B2B em 2018

Outra grande tendência é o trabalho com influenciadores e microinfluenciadores digitais. Aliadas às estratégias de marketing, essas pessoas se tornam verdadeiras representantes virtuais da sua marca, atuando na cocriação de conteúdo de interesse.

As parcerias também podem ser mais simples, com menções contextualizadas, explicações rotineiras e outros tópicos relevantes para os compradores. Quando bem estruturada, é possível entender que esse tipo de estratégia não se restringe ao mercado B2C.

CRM + Big Data

Penso, tenho dados, logo existo. Talvez essa seja uma boa adaptação da frase do célebre filósofo e matemático francês René Descartes. Levando-se em conta as projeções para o mercado B2B em 2018, entendemos a importância dos dados para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, é através deles que conseguimos conhecer os clientes e suas preferências, investindo em ações de marketing mais estruturadas e diretas. Para o ano que vem, é esperada a completa integração entre sistemas de CRM, Big Data e Inteligência Artificial.

Isso significa unir os dados obtidos de diferentes fontes, como landing pages, redes sociais, e-mail, call center, chats online etc. Saber interpretar tudo isso trará redução de custos, clareza para a administração do seu negócio e novas formas de interagir com os compradores.

Essas são algumas das principais tendências do mercado B2B em 2018 para que você comece a se programar. É importante sempre lembrar que, independente da relação business-to-business, os seus clientes são pessoas reais — e nenhuma tecnologia vai mudar isso.

O que mais você acha que podemos esperar nesse novo ano de negócios? Compartilhe conosco, por meio dos comentários, a sua percepção em relação ao futuro do B2B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *