Como fazer campanhas de e-mail para B2B

Apesar do aumento no número de canais e mídias digitais, o marketing por e-mail ainda é uma das ferramentas mais usadas e que possuem um maior engajamento para empresas de B2B. Antigamente, o marketing era baseado em atividades de funil para atrair demanda. Hoje, o marketing está voltado para experiência na jornada do consumidor e em que momento interferir para atraí-lo até a sua oferta.

O segredo do marketing por email está em criar estratégias adequadas para gerar engajamento em cada fase da jornada do cliente. Durantes as fases o cliente pode ser abordado com: carrinho abandonado, pós-venda, clientes indecisos, retomada de visitas, busca de produtos, divulgação de produtos populares, aviso de disponibilidade, entre outros. Confira seis dicas que irão ajudar na hora de montar a sua estratégia para campanhas de e-mail para B2B.

1. Use o tom certo

No e-mail marketing para empresas de B2C costuma-se usar um tom mais apelativo, para atrair o cliente por meio de suas emoções. Mas para empresas de B2B, que não precisam desse tipo de engajamento, o tom deve ser menos apelativo, não necessariamente formal, porém deve passar a mensagem de forma efetiva e que promova a solução de problemas para os clientes.

2. Personalize

Para engajar consumidores, conteúdos personalizados e relevantes sempre trazem resultado. Identificar a pessoa por seu nome, empresa e cargo e saber que tipo de consumidor ela é (comprador de primeira, influenciador, etc), ajuda a selecionar o conteúdo e personalizar aquilo que ela irá receber. Para isso, é preciso utilizar ferramentas e conhecer os gostos do seu público

3. Tempo é tudo

A máxima de que tempo é dinheiro nunca foi tão atual como em tempos de internet, onde conteúdos são lançados aos montes todos os dias, por isso é tão importante planejar e saber utilizar as ferramentas corretas. É importante saber quando o seu cliente está interessado para poder acessá-lo de forma mais efetiva. Diminuir o tempo de espera por um retorno também é essencial para empresas de B2B.

4. Coordene e Automatize

É importante que você coordene quando, onde e o que irá comunicar para o cliente e de que forma o fará. Pode ser por reposta a alguma ação tomada pelo consumidor ou de forma automatizada. Porém, não se esqueça de gerenciar o conteúdo e integrá-lo à automação para obter melhores resultados.

5. Mantenha as mensagens no ponto

É importante que o cliente receba uma mensagem com o conteúdo acertado. Seja ela mais abrangente ou mais focada, a mensagem correta depende da fase da jornada do consumidor e do quanto de informação você possui sobre ele, seus interesses e suas necessidades.

6. Meça seu resultado

É importante que você utilize métricas e ferramentas para medir o sucesso do seu esforço em marketing por e-mail, principalmente em empresas B2B, que possuem um maior engajamento em estratégias que utilizam o e-mail como ferramenta. Com a análise do resultado é possível saber se os seus esforços precisam ser redirecionados ou intensificados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *