Devo utilizar ferramentas de chat em um B2B?

Com o decorrer dos anos a tecnologia não somente evoluiu com muita velocidade como também passou a ter uma participação muito importante na vida das pessoas. Podemos afirmar que a sociedade atual é moldada por recursos tecnológicos, não é verdade?

O que queremos dizer é quase tudo o que fazemos, nos dias atuais e principalmente em nossos trabalho, pode ser automatizado ou agilizado por algum tipo de software, aplicativo ou recurso digital. Por exemplo, pagamentos de fornecedores e funcionários, inventórios e controle de estoque, assinatura de serviços, agendamento de reuniões e o registro dessas interações. Até mesmo a comunicação interna e com nossos clientes é total ou parcialmente digitalizada.

Dentro desse contexto, no artigo de hoje falaremos sobre a importância de se utilizar ferramentas de chat em um modelo de negócios B2B, já que esse tipo de recurso permite uma comunicação mais ágil e eficiente do que os meios tradicionais. Além do fato de que elas permitem que os vendedores da empresa dediquem integralmente às vendas, pois elas permitem que os clientes sejam direcionados ao departamento certo.

Continue a leitura do artigo para conferir!

Ferramentas de chat ajudam o time de vendas a ganhar cada vez mais clientes

A cada dia, o modelo comum de comunicação baseado em ligações telefônicas se torna mais obsoleto, pois sistemas de conversação em tempo real para B2B , como chatbots, podem aumentar o desempenho dos vendedores, tornando-os mais produtivos, além de reduzir custos com telefonia.

Para se ter uma ideia da importância de integrar uma ferramenta de chat em sua estratégia de relacionamento com o cliente, veja o que dizem as estatísticas levantadas pelo Software Advice:

  • quando o assunto é ligado a compras, quase 50% dos usuários preferem utilizar uma ferramenta de chat ao vivo do que o telefone;
  • cerca de 56% dos usuários já utilizou uma ferramenta de bate-papo pelo menos uma vez para lidar com marcas que consumiram, diretamente pelo site das empresas;
  • mais da metade dos entrevistados têm idade entre 18 e 34 anos de idade e são financeiramente ativos.

Basicamente, os representantes de vendas no modelo B2B estão aprendendo, cada vez mais, com o modelo B2C a integrar softwares de comunicação digital em seus planejamentos de negócios, para que as empresas se comuniquem com seus clientes potenciais, resultando em um significativo aumento das vendas e no índice de satisfação do cliente.

Não é coincidência que equipes de marketing e vendas de empresas dos mais variados portes e segmentos de atuação do mercado estejam apostando na implementação de ferramentas de chat, como mecanismo de apoio para que o B2B adquira mais clientes.

Quais são os principais benefícios de utilizar ferramentas de chat em um B2B?

  • torna o atendimento mais conveniente, eliminando problemas como o tempo de espera na linha;
  • fornece um atendimento ágil, personalizado e eficiente;
  • aumenta o ticket-médio em até 15%;
  • melhora a satisfação do consumidor;
  • otimiza a taxa de conversão em até 20%;
  • diminui a taxa de abandono do caminho em e-commerces;
  • potencializa as vendas.

Além de ser o modelo preferido dos millennials, a atual geração de consumidores que têm um perfil imediatista. Ou seja, não gostam de processos burocráticos e almejam um atendimento de qualidade por meio de recursos tecnológicos.

E você? O que acha do uso de ferramentas de chat em um B2B? Compartilhe a sua opinião com a gente deixando um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *