Plataforma de televendas para B2B

São muitas as operações envolvidas no gerenciamento de um e-commerce, certo? É preciso manter os preços atualizados, adicionar novos produtos e investir no aprimoramento da experiência do consumidor. Também é fundamental dedicar tempo para melhorar a comunicação com os seus clientes e potenciais clientes.  

Quanto mais destas tarefas podem ser automatizadas, maior é a produtividade da empresa. Uma plataforma de televendas, por exemplo, pode potencializar o trabalho da equipe de vendas. O objetivo é fazer com que a comunicação com o consumidor fique ainda mais rápida e precisa, para que, assim, a empresa alcance mais resultados positivos. 

Mas como funciona uma plataforma de televendas? O que não pode faltar nesta ferramenta para que ela também seja útil no comércio B2B? Contamos a seguir, confira:

Porque é essencial contar com uma plataforma de televendas

Esta plataforma é uma ferramenta que simplifica e potencializa o trabalho desenvolvido pelo seu time de vendas.

O televendas já é um canal antigo utilizado pelas empresas. Assim como o e-commerce, ele também se encaixa na modalidade de vendas a distância. É importante dizer que estes são dois canais que se complementam. O e-commerce trouxe uma série de vantagens e possibilidades para os empreendedores. É possível fazer vendas para pessoas de todos os lugares, sem precisar gastar muito com aluguéis de espaços físicos. Além disso, em muitas situações, o consumidor consegue pesquisar pelo produto, colocá-lo no carrinho de compras e fechar a negociação sem a ajuda de um vendedor. Isso traz uma grande economia de tempo para a empresa e seus colaboradores. 

Mas e quando há um problema no check out? Ou quando o cliente desiste da compra porque não concorda com o preço do produto ou com as condições de pagamento? Como não perder estas vendas? Com o apoio da central de televendas. Neste canal, a equipe responsável pode conversar diretamente com o cliente, negociar melhores preços e condições de pagamento e solucionar qualquer problema que possa surgir na conclusão da compra. 

O televendas é, portanto, fundamental para que a empresa não perca vendas e possa gerar uma experiência ainda melhor para o consumidor. A plataforma é uma evolução das antigas centrais dedicadas a esta tarefa. Agora, é muito mais fácil gerenciar contatos e ligações. Com a plataforma, a equipe também consegue administrar melhor os múltiplos atendimentos que podem acontecer ao mesmo tempo.

Que diferenciais a plataforma deve apresentar para ser eficiente no comércio B2B?

Sabemos que o comércio B2B tem as suas particularidades que o diferenciam do mercado B2C. Então, podemos entender que uma plataforma de televendas precisa apresentar algumas funcionalidades a mais para atender o comércio entre empresas, certo? Mas o que é considerado essencial neste caso? 

Um ponto fundamental é a integração com a plataforma B2B utilizada pela sua empresa. Com esta integração os seus vendedores fazem os pedidos dos clientes enquanto falam com eles pelo telefone. Podem aproveitar para tirar dúvidas relacionadas ao e-commerce e também podem ensinar os revendedores a como utilizar a ferramenta. Assim, no futuro, o revendedor que está sendo atendido poderá fazer a compra sozinho. Isso faz com que sobre mais tempo para o time de vendas, que pode se dedicar mais ao relacionamento com o cliente e à resolução de problemas que não podem ser eliminados automaticamente. 

O segundo ponto é em relação aos multi canais de atendimento. Os seus clientes não querem ser atendidos apenas por telefone ou e-mail, não é mesmo? Por isso, os seus vendedores estão sempre se dividindo entre meios de comunicação como as redes sociais, o telefone, o e-mail, o Skype e assim por diante. Todos os clientes precisam ser bem atendidos e com agilidade, independente do meio escolhido. A plataforma precisa dar o suporte necessário para que o vendedor consiga atender com qualidade todos os clientes que precisam de suporte. 

Vale falar ainda sobre a importância do envio de avisos e lembretes rápidos. Esta funcionalidade ajuda o time de vendas a saber como está o processo de vendas, para intervir quando necessário. Se um pagamento for recusado, por exemplo, e o vendedor for notificado, ele pode agir para solucionar o problema o quanto antes. Neste caso, ele entra em contato com o cliente B2B pela plataforma de televendas para oferecer outras alternativas para quitação do valor. Isso é importante para que a venda não seja perdida e para que o cliente não seja prejudicado – uma vez que a solução é imediata e os produtos comprados podem ser enviados no prazo esperado.  

Se a plataforma escolhida apresenta estas três características, ela será uma ferramenta ideal para ser utilizada no B2B, e ajudará a impulsionar as vendas da empresa. 

A sua empresa já conta com alguma ferramenta de televenda que apresenta todos os diferenciais necessários neste tipo de comércio? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *