Como medir o sucesso do seu blog B2B

Ter um blog para atrair a sua audiência B2B é uma excelente ideia! Esta é uma ferramenta que pode chamar a atenção de muitos novos potenciais clientes e que também pode ser utilizada na construção de um relacionamento mais forte com os seus atuais compradores.

Para isso, é preciso contar com um bom planejamento estratégico. Tudo começa com a definição do seu público-alvo. É preciso entender quem são as pessoas que compram os seus produtos. A partir disso, é possível estabelecer um direcionamento para os conteúdos que devem ser publicados para alcançar resultados relevantes.

Mas é importante saber que parte de uma estratégia bem-feita, é o exatamente o acompanhamento dos resultados. É este acompanhamento que permite saber se os conteúdos estão surtindo o efeito esperado, quais são os materiais que garantem melhores respostas do seu público e assim por diante. Ou seja, é preciso monitorar o sucesso do seu blog para aprimorar as ações realizadas nele e garantir resultados ainda melhores.

Por isso, reunimos, abaixo, algumas maneiras eficientes para fazer este acompanhamento, confira:

3 formas para mensurar os resultados alcançados pelo seu blog B2B

1. Acompanhe o número de visitantes que acessam o seu site

A primeira dica é básica e essencial: saiba quantos internautas acessam o seu site. Você pode utilizar o Google Analytics para obter esta informação ou, se usar o WordPress como plataforma, pode verificar a informação no seu painel de controle. Ambas as ferramentas são gratuitas e contribuem para o aprimoramento da sua estratégia.

Além de considerar o número de visitantes que passam mensalmente pelo seu blog B2B, é importante verificar o que impulsiona o tráfego e o que faz com que o número de visitas diminua. Para isso, é preciso olhar o número de acessos diários e também o número de acessos que cada blog post recebe. A partir desta análise, responda: Que assuntos atraem mais internautas? É nestes que você deve focar a sua estratégia.

2. Analise as interações que os seus posts recebem

Outro parâmetro importante para avaliar se o seu blog B2B tem êxito, é contabilizando as interações recebidas. Por exemplo: há muitos compartilhamentos dos seus posts? Este é um bom sinal, porque significa que os seus leitores consideram os seus conteúdos relevantes o suficiente para dividi-los com amigos e conhecidos. Fique de olho também na quantidade de comentários recebidos e nas pessoas que fazem estes comentários. O que analisar:

  • Os posts recebem comentários frequentemente? Se não, avalie o Call to Action (chamada para ação) utilizado no final do texto. Ele incentiva a interação dos leitores?
  • As pessoas que comentam, estão dentro do perfil dos seus compradores? Se a maioria não está, pode ser hora de reavaliar os temas compartilhados ou a abordagem utilizada.

3. Saiba de onde vêm os seus visitantes

Outra informação que você pode obter em ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, é de onde vêm os seus visitantes. Isso é importante para saber quais são os melhores canais para divulgar os seus conteúdos (Facebook e Twitter, por exemplo).

Também é uma boa forma de avaliar se você já utiliza as regras de SEO (Seach Engine Optimization) como deve. Estas são regras que ajudam a impulsionar os seus posts no Google, porque, quando bem utilizadas, contribuem para que o seu blog fiquem entre os primeiros resultados quando é feita uma pesquisa relacionada com algum post publicado. Se há poucas visitas vindas do Google, pode ser hora de melhorar o uso das palavras-chave ou da meta descrição, entre outras possibilidades.

Que outras métricas você utiliza para medir o sucesso do seu blog B2B? Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *