3 dicas para alinhar sua marca B2B e mídias sociais

A internet trouxe uma série de novas possibilidades para que as marcas B2B interajam com os seus clientes e divulguem os seus produtos. Os benefícios são muitos: não é preciso gastar tanto com publicidade para chegar a milhares de potenciais clientes. Além disso, como tudo acontece em ambiente online, não existem distâncias – uma campanha realizada na web pode chegar a compradores que moram no mesmo bairro em que a sua empresa está sediada ou até a compradores que moram a milhares de quilômetros de distância. 

Uma das ferramentas que possibilita que um negócio aproveite estas e outras vantagens é a mídia social. São sites como o Facebook e o Twitter, que ajudam a atrair novos clientes e a fortalecer a sua marca. Quer saber como? Continue a leitura!

O uso das mídias sociais e a construção da marca B2B

Marcar presença nas mídias sociais é uma forma eficiente de promover uma marca entre a sua audiência-alvo. Já falamos aqui sobre as vantagens trazidas pelas ações realizadas em lugares como o Twitter, Instagram, Snapchat, Youtube, fóruns e Facebook. Entre elas, a possibilidade de aproximar a marca do cliente, aumentando a credibilidade e humanizando a empresa. Estas mídias também fornecem dados relevantes que podem ser utilizados para melhorar produtos e serviços e podem contribuir para o aumento do tráfego do e-commerce da empresa. 

Existem algumas diferenças na hora de construir um conteúdo voltado para o público B2B. Para começar, é importante fazer um planejamento bastante focado na construção de um relacionamento de confiança com o potencial comprador. As mídias utilizadas devem ser aquelas em que o seu público está mais presente. Se o seu foco são empresários, por exemplo, o LinkedIn é um exemplo de mídia que não pode ser ignorada. 

É claro que também é preciso alinhar o conteúdo com toda a proposta do seu negócio. Só assim, as ações serão eficientes em disseminar a marca no ambiente digital e em construir uma reputação que contribua para que a empresa se torne referência no mercado em que atua. Falamos mais sobre este alinhamento abaixo. 

Como alinhar uma marca B2B com as mídias sociais utilizadas

1. Encontre um padrão para as cores utilizadas

O alinhamento deve considerar tanto o conteúdo dos posts quanto os elementos visuais escolhidos. Neste segundo fator, entram as imagens publicadas, o logo da empresa, a foto dos perfis e as cores de uma forma geral. No Twitter, por exemplo, é possível escolher as cores de fundo de tela e dos links compartilhados no perfil da empresa. Quando bem escolhidos, estes são elementos que ajudam a deixar a página com a cara do negócio. 

É importante que os seus perfis oficiais sigam um mesmo padrão, que deve estar alinhado com a paleta de cores definidas no guia de identidade visual da marca. Não esqueça, quando o assunto é design, menos é mais. Então cuidado para não poluir as páginas da empresa. 

2. Seja coerente no conteúdo publicado em todas as mídias

Todo o conteúdo publicado deve estar de acordo com a imagem que a empresa espera ter no mercado, com os seus valores internos e com os seus objetivos gerais. Além disso, os posts compartilhados devem ser pautados nos interesses e necessidades do seu público-alvo. Antes de fazer o planejamento do conteúdo, responda a pergunta: Porque os seus clientes B2B seguem a página do seu negócio? Ou seja, o que eles esperam receber de informações? 

Assim, os posts publicados devem ser coerentes com a proposta da empresa e eficientes em:

  1. Manter a sua audiência interessada
  2. Contribuir com a construção da imagem que você espera que o seu negócio tenha.

3. Use as redes sociais para promover os seus produtos, campanhas e eventos

Além de agregar conhecimento a sua audiência e de promover uma maior interação com os seus clientes, as mídias sociais também são excelentes meios para divulgação de produtos, promoções e eventos. O seu negócio está sediando um evento? Ou lançou um novo produto? Está realizando uma promoção? Divulgue estes acontecimentos entre a sua audiência.

Use todos os seus perfis oficiais para contar a novidade aos seus potenciais compradores. No Facebook, por exemplo, uma boa estratégia é criar um banner especial para divulgar a promoção na foto de capa da fanpage. Inclua as informações essenciais para que os seguidores consigam, em poucos segundos, ter uma boa ideia do que a promoção, lançamento ou evento se trata. Outro exemplo de rede que pode ser utilizada é o Twitter. Use o microblog para, em poucas palavras, fazer a divulgação. Não esqueça de usar #hashtags para promover ainda mais o seu post. 

As mídias sociais já geram bons resultados para o seu negócio? Deixe uma opinião sobre o assunto nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *