Blogs para B2B

Marketing de conteúdo é um assunto bastante falado hoje em dia, certo? Uma das suas principais estratégias é a criação de textos relevantes para o público-alvo de determinada empresa. Geralmente, estes são materiais compartilhados em blogs, que atraem o acesso de potenciais clientes e ajudam a estabelecer um relacionamento mais próximo entre marca e consumidor. 

Mas será que esta é uma ideia que funciona com os seus clientes empresários? Com certeza! Afinal, o público B2B também é conquistado por interações realizadas em meios online. Além disso, estes são compradores que têm preferência em fechar negócio com empresas nas quais confiam. A criação de um blog, alimentado com frequência, contribui para tudo isso. Saiba mais: 

Como os blogs ajudam na atração e fidelização do cliente B2B

Estudos, como o realizado pela HubSpot, alertam para o fato de que empresas que publicam 15 ou mais vezes em seu blog mensalmente conseguem até 5 vezes mais tráfego do que empresas que não usam a ferramenta de comunicação. O que explica isso? O blog é um espaço no qual a marca pode agregar valor aos seus produtos, oferecer dicas valiosas para o seu público e divulgar novidades sobre a área na qual atua. Todos estes são pontos que contribuem para a atração de novas visitas ao site. Quando o conteúdo, de fato, tem qualidade, estas são visitas que se tornam frequentes – pontos que levam ao aumento do tráfego.

Vale dizer que, quanto maior é o tráfego de internautas no seu site, maior é a visibilidade da sua marca. Mais empresas conhecem o seu negócio, falam sobre ele e consideram ter uma experiência de compra. Um dos motivos para esta ideia também funcionar com a audiência B2B, é que este é um publico que valoriza ainda mais a relação de confiança com as marcas das quais compram. Afinal, são clientes que costumam comprar em maior quantidade e que precisam contar com um fornecedor que ofereça produtos de qualidade e precisão nos prazos de entrega.

Esta confiança também pode ser construída por meio dos conteúdos compartilhados no blog. Afinal, esta é uma excelente ferramenta para que a sua marca B2B conquiste reconhecimento como empresa especialista, consolidando o seu nome no mercado e atraindo mais atenção de potenciais clientes. É um meio ideal para que você mostre que entende do assunto e que está preparado para oferecer soluções eficientes para os seus compradores.   

Cuidados importantes na criação do seu blog B2B

Mas como criar um blog relevante, que ajude a posicionar a sua marca no mercado B2B? É importante investir em qualidade de conteúdo e também de design. O blog é mais uma ferramenta oficial de comunicação utilizado pelo seu negócio, portanto, deve ter elementos que estejam de acordo com a identidade visual da marca (logo da empresa e cores principais utilizadas de forma agradável, por exemplo). A linguagem utilizada também deve estar de acordo com o seu público-alvo. No caso, outros empresários, que costumam pedir um tom mais formal.

Já os conteúdos devem ter relação com as principais dúvidas e necessidades dos seus potenciais clientes. Confira alguns exemplos:

  • Informações técnicas acerca do produto comercializado pela sua empresa
  • Dicas de vendas
  • Dicas de como o distribuidor pode melhorar o relacionamento com os seus próprios clientes
  • Soluções trazidas pelos produtos da sua marca

Estes são só alguns exemplos. A ideia é descobrir quais são as principais procuras e problemas dos seus clientes B2B, usar estas informações para criar conteúdos relevantes, para então gerar um aumento no tráfego do seu site, atrair mais leads e garantir mais vendas!  

O seu negócio B2B já conta com um blog relevante na web? Qual é a frequência de compartilhamento de conteúdos? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *