Barcode Scanning: Coisas a considerar ao escolher um Scanner

Scanner portátil ou barcode scanning, é um disipotivo muito utilizado no comércio por conta de sua versatilidade e agilidade em identificar preços e características de produtos através do sistema de leitura de códigos de barras.

Esse tipo de sistema já é utilizado há mais de 30 anos por diversos segmentos empresariais, principalmente no comércio por conta do controle de estoque e organização de produtos. Se você ainda não utiliza um leitor de código de barras portátil em sua empresa saiba que existem diversos novos recursos nos modelos de barcode scanning atuais que podem tornar a aquisição deste dispositivo portátil muito útil para seu estabelecimento comercial.

No artigo de hoje iremos abordar alguns aspectos importantes que devem ser considerados na hora de escolher um barcode scanning para seu negócio. Continue a leitura para conferir!

O que considerar ao escolher um barcode scanning?

Sem dúvidas, uma das maiores inovações que houve no controle de estoque foi a possibilidade de poder realizar a contagem de itens através de um sistema tecnológico que realiza o cadastro automático dos produtos. Além disso, o scanning trouxe inovações como o controle, organização e identificação de grandes volumes de produtos em um inventário.

Como citamos anteriormente, um barcode scanning portátil é uma ferramenta que deve proporcionar mobilidade a quem o manuseia, tornando a tarefa de identificar preços e informações muito mais ágil e prática. Por isso, adaptar o design do scanner para um modelo de mão foi uma das formas de tornar o trabalho muito mais produtivo.

Mas muitas coisas mudaram desde que essa tecnologia foi criada e inserida no mercado. Hoje em dia podemos contar com uma infinidade de modelos de leitores de códigos de barra portáteis, mas é preciso considerar as necessidades de seu negócio para adquirir o modelo ideal.

Qual é o ambiente de utilização de seu negócio?

No varejo um barcode scanning simples pode suprir suas necessidades. Já em ambientes hostis, como em frigoríficos, na indústria ou em ambientes externos com muita exposição à poeira, chuva e outros fatores, o indicado é que se utilize leitores de códigos de barra mais robustos e que tenham algum nível de proteção contra resíduos e umidade.

Qual é o tipo de código de barra que será lido?

Código de barras comum de produtos, códigos 2D (QR Codes), boletos bancários, entre outros. Além disso, é preciso considerar o tamanho do código, se estão sujo ou danificados, como em estoques ou setores de produtos congelados, por exemplo.

Qual tecnologia se adequada melhor às suas necessidades?

  • Linear Imager;
  • Manual Laser;
  • CCD Manual;
  • CMOS;
  • Omnidirecional.

Para se ter uma ideia, CDD Manual são considerados “leitores de contato” porque sua área de leitura é pequena, geralmente até menos do que 10cm. O que leva o usuário a ter que tocar o produto para que o código seja identificado.

Os leitores Manual Laser são os mais tradicionais. Podem ser encontrados em praticamente todos os segmentos do comércio, como padarias, açougues, mercados, lojas de roupas, drogarias, entre outros. Apesar de serem mais caros do que um leitor CDD, têm um ótimo custo x benefício porque sua carcaça é muito mais resistente, sua garantia é longa (cerca de 5 anos) e a qualidade do feixe da leitura é superior.

Qual é a interface do leitor?

  • Serial;
  • USB;
  • Teclado.

Qual é o modo de comunicação com o sistema?

Considerando que estamos falando sobre barcode scanning portátil, é muito importante levar em conta um sistema de comunicação que permita mobilidade e acesso remoto. Ou seja, é preciso escolher entre um modelo que se comunique via Wi-fi, Batch ou Bluetooth.

Além dos aspectos que foram citados, na hora de escolher leitor de códigos de barras portátil sua taxa de leitura por segundo também é um fator muito relevante e que pode influenciar diretamente na produtividade de seu setor de controle de estoque e organização de produtos. Afinal, o leitor deve ser resistente, móvel e ágil.

Quer saber mais sobre barcode scanning portáteis e como eles podem ser úteis para sua empresa? Então entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *