3 estratégias de atendimento alinhadas com o seu marketing B2B

O atendimento oferecido pela sua loja B2B já oferece tudo o que é necessário para fidelizar os seus clientes? Para isso, ele deve ser ágil, proativo, ligado às tendências do mercado e – principalmente – personalizado. Estas são características que garantem que os seus compradores tenham não só uma experiência de compra simples, mas também única.

Além disso, o atendimento deve estar alinhado ao marketing da empresa e deve ser orientado para contribuir com o fortalecimento do relacionamento entre marca e comprador. Falamos mais sobre três estratégias essenciais para garantir todos estes pontos abaixo, continue a leitura para saber mais!

Como entregar experiências únicas de compra no comércio B2B

1. Personalize a experiência

Cada consumidor têm necessidades e preferências específicas, certo? Por isso, antes de tudo, é fundamental investir em um atendimento que proporcione uma experiência única a cada comprador que interage com a sua loja.

Isso vale tanto para as compras feitas no estabelecimento físico quanto no e-commerce. Se na loja física a personalização fica por conta dos vendedores, no ambiente virtual é fundamental contar com uma plataforma que ofereça a possibilidade de moldar a experiência de navegação de acordo com o comportamento apresentado por cada cliente que acessa o site.

A análise do comportamento pode considerar fatores como histórico de compras e também pode ser feita em tempo real, com base nos interesses demonstrados pelo visitante durante a navegação. As informações são utilizadas para construir uma loja virtual única para cada cliente, com ofertas direcionadas aos seus gostos e preferências.

Como a personalização e a segmentação impactam nas suas vendas

Segmentar os seus clientes de acordo com os interesses e necessidades demonstrados e optar por uma plataforma capaz de criar experiências únicas é algo que impacta diretamente na receita do e-commerce. Os principais resultados atingidos são:

  • Aumento da conversão
  • Mais clientes satisfeitos
  • Mais clientes fidelizados ao negócio
  • Aumento do ticket médio
  • Campanhas de marketing melhor direcionadas, que trazem maior retorno financeiro à loja

Investir na segmentação e na personalização da experiência também significa criar mais oportunidades de vendas. As campanhas de marketing ganham um melhor direcionamento quando estas duas características estão presentes, porque elas possibilitam a criação de anúncios e descontos exclusivos para cada perfil de cliente. Se um comprador demonstra interesse por acessórios para notebook, por exemplo, você pode apresentar com destaque ofertas de mouse, capas e baterias para este consumidor.

O resultado é que o cliente encontra tudo o que precisa, com facilidade, no seu espaço virtual. Assim, é claro que há muito mais chances de conversão. O atendimento voltado a suprir suas necessidades específicas reflete em uma maior satisfação do consumidor, que fica muito mais inclinado a voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Além disso, é importante considerar que consumidores gostam de empresas que respeitam as suas preferências e que atendem as suas necessidades. Isso aproxima marca e cliente e gera um aumento na taxa de fidelização. Clientes fidelizados contribuem para o aumento do seu ticket médio e, consequentemente, do lucro do negócio.

A personalização agrega valor à experiência dos seus compradores B2B, faz com que eles tenham acesso a experiências mais positivas na sua loja virtual e sempre saiam com a impressão de que o espaço tem mercadorias interessantes.

2. Apresente soluções rápidas

Mostre que você valoriza o tempo do seu comprador B2B. Empresários, lojistas e revendedores são clientes que costumam ter a agenda cheia de compromissos. Renovar o estoque é apenas uma das tarefas envolvidas em suas agitadas rotinas. Seja uma empresa verdadeiramente parceira, oferecendo um atendimento ágil e um processo de compras descomplicado.

Esta é uma característica que pode aparecer em diversos momentos da jornada de compra. Quando um cliente tem dúvidas sobre as informações técnicas de um produto, por exemplo, tenha uma equipe preparada para responder com precisão e rapidez. Se acontecer algum problema na entrega do produto, não demore a oferecer uma solução satisfatória ao comprador. Além disso, é fundamental facilitar o processo de escolha de produtos, inclusão no carrinho e pagamento. Compradores B2B também precisam ter acesso a algumas funcionalidades específicas – como a possibilidade de repetir compras mensalmente.

Além disso, vale ser proativo e oferecer respostas e soluções antes mesmo de elas chegarem aos canais oficiais da empresa. Uma forma de fazer isso é monitorando as redes sociais, para descobrir o que os consumidores falam dos seus produtos e serviços. Aproveite para estabelecer um diálogo com os seus clientes: responda comentários compartilhados de forma pública, com dicas e outras informações relevantes que agreguem valor as suas mercadorias.

3. Solicite e considere o feedback do cliente

Também é importante fazer um bom pós-vendas, como foco na manutenção do relacionamento com o comprador. Uma estratégia básica para isso é perguntar o que o seu cliente achou dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Assim, você consegue informações valiosas e pode descobrir pontos falhos no atendimento que nem sabia que existiam, porque tem acesso ao ponto de vista do cliente B2B.

Mas não basta perguntar a opinião do cliente. É preciso analisar todas as sugestões feitas e considerar os prós e contras em implementá-los na sua loja. Também é essencial responder todos os feedbacks recebidos.

Um bom atendimento, alinhado ao marketing da empresa, é fundamental para que o cliente B2B continue comprando na sua empresa. A Atma IT tem a plataforma ideal para que o seu e-commerce ofereça um atendimento ágil e personalizado. Acesse o site e saiba mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *