5 pequenos passos para aprimorar a experiência B2B

Como está a satisfação dos seus clientes B2B? Na maioria das vezes, o comprador volta a comprar da sua empresa? Ele recomenda os seus produtos e serviços para amigos e conhecidos? Tudo isso é importante para que a marca seja relevante no mercado, alcance bons números de vendas e conte com uma boa lista de clientes fidelizados.  

Para isso, a empresa precisa estar atenta às características mais procuradas pelos clientes B2B quando estes escolhem uma loja para fazer compras e renovar o estoque. Podemos citar como exemplos de características que conquistam lojistas e revendedores: comprometimento, cumprimento de prazos e proatividade. Além disso, é importante que a empresa mostre ao cliente que ele tem valor para a marca – e uma das formas mais eficientes para isso, é valorizando o tempo do comprador.  

Como garantir uma excelente experiência para fidelizar o cliente B2B em 5 passos

1. Conte com funcionários treinados

A forma como os seus colaboradores se relacionam com os compradores dos seus produtos reflete diretamente na imagem da empresa e influencia na qualidade da experiência de compra que o cliente tem. Por isso, é fundamental motivar e treinar todos os funcionários da marca. 

Não apenas o time de vendas. Mas também o setor de marketing, os gerentes, os atendentes e qualquer pessoa que trabalhe na empresa B2B. Eles devem ser treinados para atender bem o cliente, para saber como lidar com situações de crise e para buscar, de forma ágil, soluções para potenciais problemas. 

2. Escute o seu cliente

Uma empresa pode aprender muito escutando os seus cliente. Afinal, se o objetivo é agradá-los, nada mais justo do que considerar as suas opiniões sobre os produtos e serviços oferecidos pela marca, certo? 

No caso de uma empresa B2B, vale tanto ouvir a opinião dos lojistas e revendedores – que negociam com a sua marca – quanto dos consumidores finais – que são as pessoas que, de fato, usam os seus produtos. Dessa forma, o seu negócio tem informações suficientes para fazer melhorias nas mercadorias produzidas, de maneira que elas ganhem cada vez mais destaque no mercado. Também tem os dados necessários para aprimorar o atendimento e os processos de vendas – pontos fundamentais para que o cliente B2B continue comprando da sua marca.   

3. Seja rápido em oferecer soluções

Consumidores têm grandes experiências de compra quando se sentem valorizados pela empresa. Quando têm as suas dúvidas respondidas e encontram soluções rápidas para possíveis problemas. Contar com uma equipe bem treinada e deixar profissionais responsáveis por monitorar e responder as mensagens recebidas por e-mail e redes sociais são exemplos de ações que contribuem para isso. 

4. Cumpra o prometido 

Sempre que um cliente B2B apresentar algum tipo de insatisfação, é importante oferecer uma solução rápida. Mas é importante que esta solução também esteja dentro do que é possível cumprir. Gerar expectativa e decepcionar o cliente não é uma boa estratégia para conquistar o comprador.

O objetivo deve ser construir um relacionamento com base na confiança. Para isso, é preciso estar comprometido com o cumprimento de prazos, cumprir todas as promessas feitas, não falhar na comunicação e oferecer apenas informações verdadeiras sobre os produtos e serviços oferecidos. 

5. Ofereça a melhor experiência de navegação possível no seu site

Mais um ponto essencial para que os clientes tenham acesso a uma grande experiência de compra na sua empresa, são as melhorias constantes. Principalmente aquelas que têm como foco simplificar processos – uma vez que isso impacta em melhor aproveitamento do tempo do comprador. 

Uma ação importante para isso é aprimorar a experiência de navegação do e-commerce da empresa. Muitos compradores B2B preferem realizar compras online, exatamente porque este é um meio que oferece praticidade e rapidez.

O problema é que ainda são poucas as empresas que contam com uma plataforma ideal para o comprador B2B. Sendo assim, estes são clientes que ainda não podem aproveitar ao máximo as facilidades da internet na hora de renovar os seus estoques. 

O que a sua empresa pode fazer para modificar este cenário? Optar por uma plataforma nacional, exclusiva para B2B. Assim, há garantia de suporte rápido, quando necessário, e de que o e-commerce contará com todas as funcionalidades necessárias para atender as demandas específicas do comércio entre empresas. O seu cliente tem acesso a uma grande experiência de compra, inclusive quando ela é realizada em ambiente virtual, e a sua empresa ganha destaque e visibilidade.  

Seus clientes já tem acesso a uma grande experiência de compra B2B? Deixe uma opinião sobre o assunto nos comentários!

One thought to “5 pequenos passos para aprimorar a experiência B2B”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *