5 pontos chaves para sucesso em B2B

Oferecer uma plataforma online para que os seus clientes possam realizar compras de forma prática e rápida, é algo essencial para que um negócio amplie as suas possibilidades de lucro e atraia mais clientes.

Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher a plataforma ideal, especialmente quando se trata de comércio B2B. 

A venda B2B apresenta características especiais: é preciso classificar os clientes de acordo com o seu perfil de compras, por exemplo. Também é fundamental estar preparado para calcular as diferenças de impostos entre um estado e outro.

Quanto mais preparado o seu e-commerce estiver para atender a essas e outras necessidades, maior a satisfação do cliente e, por conseguinte, o êxito do seu negócio.

Confira, abaixo, 5 pontos que ajudam a garantir isso:

5 cuidados essenciais para que o seu negócio B2B tenha sucesso

1. Oferecer uma plataforma focada no que os seus clientes precisam

A sua plataforma já atende às necessidades dos seus clientes? Se não, é hora de pensar em substituí-la.

Para ter sucesso no B2B, é importante oferecer todos os recursos necessários para facilitar o processo de vendas entre empresas. Não basta adaptar uma plataforma direcionada para o público B2C: é preciso criar um espaço que atenda as especificidades do comércio B2B

Um forte cuidado com a sua marca — que deve transmitir uma imagem segura, para que os lojistas confiem na sua empresa — é uma das principais diferenças do comércio B2B.

A plataforma influencia nisso, porque, quanto melhor é a experiência oferecida e a precisão das informações dadas, melhor é a impressão do cliente. É claro que o cuidado com a marca também é necessário quando as vendas são feitas para o consumidor final, mas, no comércio entre empresas, esse é um cuidado ainda mais importante.

O cliente B2B é um comprador profissional, que tem uma demanda específica de produtos que devem ser repostos por mês; ele dificilmente compra por impulso. Além disso, os pedidos feitos costumam ser maiores, daí a extrema importância de criar um relacionamento de confiança com o cliente.

Se a sua marca não passa a imagem certa — inclusive no que diz respeito à plataforma oferecida — ela perde clientes.

2. Ter preços iguais ou melhores do que os oferecidos no televendas

O televendas é mais caro — em termos de custos de manutenção, dada a necessidade de um corpo de funcionários e frequentemente comissionado e de uma infraestrutura dedicada — que uma plataforma digital.

Para que sua plataforma B2B tenha sucesso e atenda às necessidades de seus clientes, é importante oferecer condições especiais para compra por esse canal. Calcular o custo diferente para cada setor e analisar a possibilidade de oferecer preços diferenciados é uma excelente estratégia para atrair seus clientes para a compra online.

A plataforma deve ser, também para o cliente, uma opção mais cômoda e vantajosa para a compra, liberando canais mais caros, como o televendas, e aumentando a relevância de seu website nas pesquisas online.

3. Disponibilizar todas as opções de pagamento

É preciso facilitar ao máximo o processo de compras. Seus clientes valorizam empresas que prezam pelo seu tempo. Por isso, além de recursos modernos, desenvolvidos para atender necessidades específicas, também é preciso facilitar o momento do pagamento.

Afinal, se o cliente fizer todo o pedido e descobrir, no final, que as possibilidades oferecidas não atendem ao que ele precisa, ele vai desistir da compra.

Disponibilizar todas as condições de pagamento é essencial. Isso inclui o boleto bancário, as principais bandeiras de cartão de crédito e, principalmente, o pagamento faturado. 

Aliás, para melhorar o seu gerenciamento e facilitar o faturamento de pedidos e a integração entre todas as áreas envolvidas, aposte na integração de seu sistema ERP com sua plataforma B2B.

4. Apresentar os preços com todos os impostos incluídos

Para garantir um processo de vendas ágil, a plataforma deve estar preparada para apresentar o preço do produto com todas as taxas e impostos incluídos.

No Brasil, esse é um assunto ainda mais complexo, porque as regras variam de acordo com o estado. Mas uma boa plataforma supre essa necessidade com eficiência, permitindo que os clientes sejam classificados de acordo com perfis, o que garante um atendimento personalizado.

5. Permitir que o time de vendas interaja com a plataforma

Vale dizer que a plataforma também facilita o trabalho dos seus vendedores. Eles podem utilizá-la para checar produtos em estoque e preços com maior rapidez.

Essa também é uma ferramenta que permite que pedidos sejam inseridos no sistema, com rapidez e praticidade. Por isso, o sucesso do B2B também depende da interação do time de vendas com a plataforma.

Um treinamento garante que os vendedores estejam preparados para aproveitar todos os recursos disponibilizados.

E a sua empresa está preparada para ter sucesso no B2B? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *