O que é business intelligence?

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é um conceito essencial para empresas que buscam melhorar os seus serviços prestados e posicionamento no mercado. No mundo corporativo, quanto mais informações se tem, melhor, certo? Afinal, para garantir as melhores decisões de negócio, é importante analisar a concorrência, os clientes e o desempenho da própria empresa. Mas, em um mundo recheado de informações, definir quais são os dados que realmente interessam pode ser um verdadeiro desafio. 

É aí que está a importância do BI – um processo que possibilita a organização de dados e que facilita a sua interpretação. Saiba mais sobre esta estratégia de negócio e descubra porque você deve implementá-la na sua empresa o quando antes!

O que é Business Intelligence e qual é a sua importância para um negócio

BI se refere aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que influenciam um negócio. Ter a informação certa é algo importante, não é mesmo? Mas essa informação só traz resultados se você sabe o que fazer com ela. É por isso que todas as etapas envolvidas em Business intelligence são essenciais para garantir uma boa gestão de negócio. Assim, é preciso contar com uma boa ferramenta para coletar dados – que podem ser relacionados ao desempenho de vendas do último trimestre, à opinião dos clientes sobre o atendimento ou sobre a variação na lucratividade no último ano, por exemplo. Mas também é necessário contar com boas estratégias para organizar as informações recebidas e para interpretá-las. 

Além de poder ser utilizado para garantir melhorias pontuais na maneira como a empresa presta seus serviços e atende os seus clientes, um processo de BI bem estruturado também contribui na identificação de novas oportunidades de negócio. Uma vez que estes processos permitem uma melhor coleta e leitura de dados, é possível utilizá-los para entender melhor o mercado e suas tendências. Por isso, o Business Intelligence deve servir como suporte para a criação de estratégias de curto, médio e longo prazo na empresa. 

O processo de BI em um mundo digitalizado

Business intelligence é um conceito que teve origem nos anos 1990. De lá para cá, a internet se popularizou e chegou ao lar de milhões de brasileiros. Isso faz com que o acesso a informações seja muito mais rápido. Empresas podem entrar em contato com clientes em poucos cliques e também podem compartilhar dados com muito mais facilidade. Todos estes fatores tornam os processos de BI ainda mais importantes e úteis para um negócio. 

Muitas informações relevantes podem ser coletadas nas redes sociais, por exemplo, assim como no site da empresa. Business Intelligence é a ferramenta ideal para coletar, organizar e interpretar estas informações de maneira que elas reflitam em resultados reais para o negócio. BI é um processo essencial para que diretores e funcionários tenham mais conhecimento sobre o mercado, sobre os consumidores e sobre a própria empresa. Ele possibilita a identificação de falhas em processos, ajuda a descobrir soluções e garante um melhor posicionamento para a empresa no mercado.  

Os processos do Business Intelligence já auxiliam no fortalecimento do seu negócio? Compartilhe conosco sua experiência. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *