Tendências de B2B para 2017

Faltando pouco para acabar o ano, é mais do que hora de falar das tendências que vão impulsionar as vendas B2B em 2017. É claro que a maioria delas é relacionada ao comércio online – um setor que não parou de crescer mesmo em meio à crise na economia. 

Muitas destas tendências já são importantes para conquistar os seus consumidores atualmente. No próximo ano, esta importância deve ser ainda maior. Você está preparado para se destacar no mercado do futuro?

5 tendências B2B para ficar de olho em 2017

1. Big data analytics

Dois conceitos já conhecidos se unem para garantir um melhor processamento dos milhares de dados armazenados pelas empresas. Como a tendência é que estes dados continuem crescendo, é preciso contar com uma solução de alto desempenho para analisá-los. É aí que surge o big data analytics – uma ferramenta muito mais poderosa do que o analytics convencional, capaz de organizar e rotular o alto número de informações guardadas no banco de dados dos negócios B2B. 

2. Foco nas vendas online

O crescimento das vendas feitas pela internet deve continuar acelerado no próximo ano. Para os seus clientes empresários, este é um meio prático e ágil para repor o estoque. Por isso, é compreensível que as vendas feitas pelo telefone ou nas lojas físicas diminuam cada vez mais. 

Vale destacar a importância de aprimorar a navegação do seu e-commerce. Com mais empresas focadas em comércio B2B entrando no universo online, é essencial se destacar oferecendo um site rápido, intuitivo e com recursos que permitam o fechamento de pedidos em poucos passos. 

3. Time de vendas preparado para o futuro 

Os seus consumidores B2B estarão cada vez mais adeptos do autoatendimento proporcionado pela internet. Nesta nova realidade, eles mesmos escolhem os produtos e fecham o pedido. O que isso significa para os vendedores da empresa? Eles deverão estar preparados para focar no fortalecimento do relacionamento com o cliente. Fazer demonstrações presenciais, quando necessário, e enviar mensagens personalizadas são algumas das tarefas da equipe de vendas do futuro.

4. Experiência integrada

Mais uma tendência importante, que deve crescer em 2017, é o comércio omnichannel. O consumidor moderno é multiplataforma – isso inclui os seus clientes B2B. Se eles querem iniciar uma compra no celular e terminar no notebook, por exemplo, o seu e-commerce deve estar preparado para possibilitar isso. É essencial que o consumidor tenha uma experiência padronizada em todos os canais de vendas.

Vale lembrar que é também fundamental que os estoques estejam integrados em todos os sistemas utilizados pela empresa. Assim, você não corre o risco de vender mais produtos do que tem disponíveis.  

5. Marketing digital 

Apostar em estratégias de marketing digital não é mais uma opção – é algo fundamental para atrair e converter potenciais clientes. Para o comércio B2B, o LinkedIn é a rede social que mais apresenta resultados na geração de leads. Vale citar ainda o compartilhamento de conteúdos relevantes e o uso de campanhas segmentadas como ações de marketing eficientes – e necessárias – em 2017.  

Como a sua empresa está se preparando para se destacar da concorrência no próximo ano? Compartilhe sua experiência nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *