Mobile para B2B: o seu negócio está realmente adaptado?

Os seus clientes já têm acesso a uma boa experiência de compra no seu e-commerce independentemente do meio utilizado? Para responder que sim, é importante avaliar os diferentes canais de compra disponibilizados pela sua empresa. Portanto, loja física, notebooks e smartphones devem entrar nessa análise. 

Oferecer diferentes plataformas de compra é algo essencial para atrair e reter os seus clientes B2B. Já sabemos que o comércio digital é um setor em crescimento, por isso, investir em plataformas digitais é algo necessário para manter a competitividade de uma empresa.

Neste artigo, buscamos ir além e chamar a atenção para uma ramificação do comércio online: o m-commerce. A sua empresa já conta com um bom canal de vendas B2B para mobile

Porque é importante oferecer uma boa experiência de compra via mobile?

O m-commerce, ou mobile-commerce, é uma tendência mundial. É só olhar ao redor para perceber o quanto os aparelhos móveis — como os smartphones e tablets, por exemplo — já fazem parte da vida das pessoas. Seja em mesas de restaurantes, filas de padaria ou reuniões de negócio, eles estão sempre por perto, sendo usados para inúmeras tarefas, por exemplo:

  • Pagar contas;
  • Contatar fornecedores;
  • Checar e-mails;
  • Fazer registros na agenda.

Também podemos citar a escolha e compra de produtos em lojas virtuais como uma das tarefas simplificadas pelo smartphone, certo? 

Os seus clientes procuram praticidade na hora de fazer pedidos e é exatamente isso que os aparelhos móveis oferecem. Eles permitem o acesso à internet a partir de qualquer lugar. São o meio ideal para que os seus clientes B2B possam fazer pedidos de forma ágil e precisa. Se o seu negócio virtual não está preparado para isso, ele fatalmente vai perder clientes.

Porque os dispositivos mobile são importantes para o B2B?

Para conquistar clientes B2B, é essencial focar em ações de relacionamento, afinal para esses clientes é mais prático centralizar os pedidos em um único fornecedor. Como garantir que o seu e-commerce será o escolhido? Transmitindo confiança ao consumidor. E isso se consegue oferecendo um excelente atendimento e recursos que possam suprir as demandas de quem compra os seus produtos.

É aí que entra a importância de investir em recursos mobile. A agitada rotina do consumidor B2B encontra neles uma saída para o dinamismo que o mercado lhes exige. Por isso, em muitos casos, os dispositivos móveis são os meios preferidos para checar produtos e fazer pedidos. Empresas que possuem esse recurso têm, geralmente, maior prioridade na escolha de fornecedores pelos clientes, pois os recursos que podem oferecer compõem o diferencial que atende diretamente suas demandas principais, tais como:

  • O acompanhamento de pedidos (status da compra);
  • A consulta de comissões;
  • Buscas eficientes de produtos;
  • A possibilidade de fechar a compra diretamente no meio mobile.

Sem esquecer que plataformas mobile exigem design responsivo: aquele que se adapta ao formato de tela onde elas são exibidas. 

Quais os rumos do m-commerce para o Brasil?

O comércio digital continuou crescendo em 2016. Uma prova disso são os números de vendas online registrados no dia das mães, que totalizaram um faturamento de R$1,62 bilhão: um crescimento de 8% em relação a 2015. Mas o destaque dos dados compartilhados pelo e-bit foi mesmo para o m-commerce: mais de 20% de todas as compras realizadas foram feitas a partir de dispositivos móveis. Já pensou ficar fora dessa fatia de mercado por não oferecer uma boa experiência mobile?

Clientes B2B priorizam design intuitivo, que leve fácil ao que buscam. Além disso, querem alta performance, independente do canal utilizado. E além da experiência de compra em si, querem atendimento fácil, claro e eficiente. Dispor de plataformas mobile não somente soluciona a questão da venda, mas atende a uma prioridade do cliente B2B, que é ampliar o relacionamento, proporcionando canais de contato para atendê-lo sempre que ele precise.

O seu negócio B2B está preparado para atender a esta considerável — e crescente — parcela de consumidores que usam aparelhos móveis? Confira agora se a sua loja online tem os quatro pré-requisitos para vendas B2B mobile!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *