E-commerce B2B: conheça 5 maneiras de otimizar o seu site

A agressividade com que o mundo digital e, mais especificamente, o comércio varejista no âmbito digital vem desenvolvendo é assustadora. As empresas alavancaram a competitividade de tal forma que ficar fora deste meio é ficar estagnado, é não promover o crescimento dos seus negócios. O perfil do cliente mudou e a tecnologia está ao alcance de todos. O cliente atualmente opta pelo acesso digital e está cada vez mais exigente, em busca de melhores experiências de compra e informações.

Se você deseja manter ou aumentar sua carteira de clientes, então é importante conhecer algumas maneiras de melhorar o seu site, tanto se seu negócio é focado em B2B (transações comerciais entre empresas) quanto em B2C (operações para o cliente final). Quer saber como? Continue lendo.

5 maneiras de melhorar o seu site

1. Aposte no e-commerce

No mundo dos negócios, estar presente apenas fisicamente não é mais suficiente. A força de vendas está se acentuando significativamente no ambiente virtual. O consumidor busca opções de compra em um contexto mais livre, de forma a obter o objeto de seu desejo mais facilmente e livre da pressão de seus potenciais fornecedores, procurando interagir com o espaço disponibilizado para realizar suas pesquisas, tirar suas dúvidas e realizar compras em um ambiente seguro e agradável como se estivesse em um espaço físico.

É importante levar em consideração as necessidades dos consumidores B2B ao investir em uma plataforma de e-commerce, assim como é fundamental possuir o seu estoque atualizado e um processo simples para realização de pedidos e solicitações diversas. Muitos sites de e-commerce dificultam até o processo de comunicação com o cliente, não fornecendo facilmente um e-mail ou chat para contato. Consequentemente, o usuário acaba deixando o site em busca de um concorrente mais acessível.

2. Invista em conteúdo

Conhecer seu consumidor é importante para estabelecer um canal online em que seja possível estabelecer uma comunicação de forma simples e assertiva. Além disso, utilizar o potencial do seu portal como um espaço publicitário é de suma importância. Você pode lançar promoções de forma mais personalizada, de acordo com o cliente, buscando atraí-los para o seu comércio, fornecendo informações atualizadas dos produtos e  dos seus lançamentos. Colocando em prática esses princípios, você vai transformar seu site em uma baita ferramenta de marketing.

3. Preocupe-se com a disponibilidade e confiabilidade do conteúdo

Além da função operacional de compra e venda, como um estabelecimento comercial, é importante disponibilizar um espaço saudável, rico de informações acerca de seus produtos e de conceitos acerca de determinados temas. Por isto, crie um blog, publique artigos textuais ou em formato de videos e realize webinars em que os usuários inclusive registrem seus comentários. Tudo isso é de suma importância para aprimorar a experiência dos seus potenciais clientes ou parceiros no ambiente vivo do seu website ou aplicativo de eCommerce.  

Recomenda-se, nesta estratégia, manter o conteúdo sempre atualizado, acessível, incorporando novos materiais de forma frequente e originados de fontes confiáveis.  

4. Implante a experiência mobile

Com o crescimento expoente dos dispositivos móveis, as pessoas estão adotando experiências de compras ou consumo de conteúdos digitais em seus aparelhos móveis, sejam eles smartphones, tablet ou outros. É possível constatar que atualmente as soluções virtuais não podem se restringir apenas ao ambiente web, mas precisam ser disponibilizadas também no ambiente mobile. É preciso, então, investir na produção de conteúdo e soluções especializadas para seu eCommerce dentro deste universo, como tornar o seu site responsivo para dispositivos móveis.

5. Faça uso estratégico das estatísticas e métricas

É possível enriquecer substancialmente sua plataforma de eCommerce com estratégias de B2B (Business to Business) e/ou B2C (Business to Consumer). No entanto, torna-se fundamental deter o controle de informações gerenciais, como visões quantitativas do acesso de usuários, considerando clientes estabelecidos e potenciais clientes, para potencializar a manutenção do seu comércio, analisando de forma sólida os números levantados e propiciando novas experiências. 

 

É preciso muita criatividade para promover ações de fidelização e prospecção de clientes. No cenário atual não existe nada mais propício do que fazer bom uso das ferramentas tecnológicas e de comunicação. Apostar na saúde de seus negócios significa manter-se atualizado neste mundo digital buscando soluções sustentáveis e inovadoras.

Como anda a sua estratégia digital? Possui ideias para melhorar o seu site? Quer conversar a respeito? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *