5 pontos determinantes na escolha de uma plataforma B2B

Uma plataforma eficiente é fundamental para que o seu e-commerce proporcione uma boa experiência de compra aos seus clientes. Também é importante para facilitar os processos administrativos do seu negócio. Mas como escolher a plataforma ideal? Quais são as funcionalidades que não podem faltar na sua loja virtual? Respondemos abaixo, acompanhe:

O que considerar ao escolher uma plataforma para o seu e-commerce B2B

1. Layout exclusivo 

Existem algumas particularidades que diferenciam o comércio B2B do comércio B2C. Por isso, se você vende para outras empresas, é importante contar com uma plataforma que seja desenvolvida exclusivamente para atender às demandas deste tipo de negócio. De forma geral, as vendas B2B costumam ser mais complexas do que aquelas feitas para o consumidor final. São feitos pedidos maiores, por exemplo, e o layout deve facilitar esta peculiaridade das transações. 

Além disso, é importante que o layout seja exclusivo para a sua empresa. Assim, você reforça a identidade visual da sua marca, transmite uma imagem profissional aos seus clientes e se diferencia da concorrência. 

2. Facilidade de conexão e flexibilidade para troca de ERP

Também é essencial que a plataforma ofereça facilidade de conexão. Afinal, você não quer que o seu e-commerce te deixe na mão bem no meio de uma venda, não é mesmo? Então, a plataforma deve oferecer velocidade, para que os clientes não desistam da compra no meio do processo, e deve se adaptar a diferentes dispositivos, para que o e-commerce possa ser acessado tanto de um computador desktop quanto de um aparelho mobile

Outro ponto importante é que a plataforma possa ser integrada com o ERP utilizado pela sua empresa e que, se necessário, a ERP possa ser trocada com facilidade. 

3. Adequação às regras fiscais brasileiras 

Vale analisar ainda se a plataforma permite que você trabalhe de forma integrada com as regras fiscais brasileiras cadastradas no seu ERP. Isso simplifica muito o processo de vendas para outras empresas, porque possibilita que o preço mostrado para cada cliente esteja de acordo com os tributos cobrados no estado em que o empresário mora. 

4. Perfis de vendas para revendedores, distribuidores e representantes

Mais um recurso importante para otimizar os processos de vendas da sua plataforma B2B é a possibilidade de criar perfis exclusivos para cada cliente que compra do seu e-commerce: revendedores, distribuidores e representantes. Isso permite que você ofereça um atendimento personalizado para cada um deles, o que contribui para a aumentar a qualidade do relacionamento entre a sua empresa e o consumidor B2B.

5. Campanhas, promoções e banners personalizados

Analise também se a plataforma permite que você segmente as suas campanhas de acordo com o perfil do cliente. Isso é importante para que as suas ações de marketing tenham mais eficácia. Com este recurso você pode direcionar as ofertas segundo os interesses de cada tipo de cliente, pode direcionar descontos e exibir produtos relevantes conforme o histórico de navegação do consumidor.  

A atual plataforma do seu e-commerce B2B já apresenta todos estes pontos essenciais para facilitar e impulsionar as suas vendas? Que outros recursos você considera relevantes? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *