Qual a importância da integração entre sistemas no B2B

Os sistemas utilizados pela sua empresa B2B já são integrados? Isso é essencial para garantir uma boa administração dos seus negócios. Influencia tanto na organização dos tributos que devem ser pagos por estado quanto na produtividade da sua equipe de vendas. É, portanto, um investimento essencial para o crescimento da marca.

Um dos grandes benefícios da integração é a possibilidade de enxergar a empresa como um todo. Algo fundamental para garantir melhores decisões de negócio e para que nenhuma oportunidade seja desperdiçada. Conheça, abaixo, mais vantagens trazidas pela integração e descubra porque o seu negócio precisa investir nela o quanto antes:

Porque manter os sistemas utilizados pela empresa integrados

1. Adequação às regras tributárias e fiscais cadastradas no ERP

Um dos desafios de quem administra um e-commerce B2B é adequar os preços dos seus produtos aos diferentes clientes que acessam o site da empresa. O e-commerce quebra barreiras geográficas e permite que sejam feitos negócios com lojistas de todo o país. No entanto, é preciso estar atento às regras fiscais e tributárias de cada estado. É aí que vem o desafio: como calcular o preço final do produto de acordo com os tributos específicos de cada região do país? A integração com ERP, onde devem estar cadastradas todas as informações necessárias, é a melhor solução. 

2. Precisão nas informações fornecidas, independente do canal utilizado 

Quando os sistemas são integrados, todas as informações que constam no site são iguais às informações que constam na plataforma utilizada pelo call center, por exemplo. Isso garante que os clientes tenham respostas precisas às suas dúvidas – tanto no que diz respeito a preço quanto a estoque – independente do canal que eles escolhem se informar. O resultado é uma maior credibilidade para a sua empresa, que transmite uma imagem organizada e eficiente ao cliente. 

3. Empresa escalável, sem ser necessário aumento de equipe

A integração entre os sistemas traz diversos benefícios para a empresa que refletem em seu crescimento. Há uma melhor comunicação entre as equipes, por exemplo, algo que elimina ruídos de comunicação e contribui para a redução do retrabalho. Sistemas integrados também refletem em mais agilidade no trabalho exercido pela sua equipe de vendas. Os representantes da empresa podem usar tablets para pesquisar a real situação do estoque e para fazer pedidos que são incluídos na mesma hora no sistema da empresa. Tudo isso reflete em um trabalho mais ágil, preciso e de qualidade que reflete na satisfação dos seus consumidores B2B – sem ser necessário aumento no quadro de colaboradores. 

4. Crescimento de vendas na internet

Apostar em soluções que aprimorem a experiência do lojista que negocia com a sua empresa é algo que reflete diretamente nas vendas. Garantir mais precisão, rapidez e eficiência nas compras feitas pelos seus consumidores – três benefícios diretos da integração de sistemas – tem como consequência mais clientes fidelizados e vendas concluídas, por isso, é algo que gera uma maior margem de lucro para a empresa nos negócios feitos pela web. 

Além disso, a integração também garante uma maior visibilidade do long tail do seu negócio. Assim, é possível encontrar novas oportunidades de vendas com produtos menos vendidos, mas que podem representar um crescimento no seu lucro e a conquista de novos nichos do mercado. 

O seu negócio B2B já conta com uma boa integração entre os sistemas utilizados? O que você pensa sobre o assunto? Deixe uma resposta nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *