Como um e-commerce melhora a experiência do cliente

O número de e-consumidores aumentou muito nos últimos anos e, ao que tudo indica, este é um número que deve crescer ainda mais. É simples, prático e rápido fazer compras da internet: logo, é compreensível que cada vez mais pessoas optem pelo meio para adquirir produtos e serviços. Isso é ainda mais verdade quando pensamos em consumidores B2B. Para eles, a economia de tempo oferecida pelas compras online reflete em mais horas para pensar em ações de marketing, para fortalecer o relacionamento do cliente e para pensar em estratégias que ajudem a fortalecer o próprio negócio.

Mas, para diferenciar o seu e-commerce da concorrência, é importante analisar: a sua loja virtual já possui recursos específicos para atender as demandas dos consumidores B2B? Ela já oferece toda a rapidez e facilidade valorizada por estes clientes? Você já aproveita todas as oportunidades disponibilizadas nos meios online?

Fatores que garantem uma boa experiência de compra no seu e-commerce

Existem alguns pontos que funcionam como um diferencial competitivo para o seu negócio. Contar com profissionais capacitados e experientes no assunto é um deles. Nesse caso, falamos de pessoas que entendam tanto de plataformas virtuais de compras quanto de comércio entre empresas. Quando o e-commerce conta com profissionais assim, ele tem maiores chances de oferecer recursos específicos para facilitar os processos envolvidos nas transações B2B. Também tem maiores chances de acertar nas ações de marketing desenvolvidas.

Outro ponto que vale citar é o uso de uma plataforma que possa ser acessada a partir de dispositivos móveis. Ainda que os consumidores B2B prefiram meios como o celular para procurar por produtos, a maioria deles ainda usa computadores desktop para fazer pedidos de produtos para repor o estoque da loja. Por que isso acontece? Porque a maioria das plataformas de vendas de produtos para empresas ainda não possui recursos que funcionam de maneira satisfatória em dispositivos móveis. Garantir que o seu negócio ofereça isso é uma forma de conquistar os seus clientes e de sair na frente da concorrência.

Mais facilidades que melhoram a experiência do cliente

Para garantir a rapidez das transações existem alguns recursos essenciais: o uso de códigos de barras, a possibilidade de fazer pagamentos móveis e o autopreenchimento de dados são alguns exemplos. Para facilitar a compra do seu cliente B2B, também é fundamental construir uma boa página de checkout, para que em poucos passos o consumidor consiga concluir o pagamento.

Também é importante lembrar que o comércio B2B costuma envolver operações mais complexas do que o comércio varejista: como a sua loja virtual pode simplificar esses processos? Um exemplo é permitir que o lojista simule preços para outros estados. Outra maneira é automatizar os descontos oferecidos por quantidade de produtos comprados.

Vale dizer ainda que é possível aprender muito com o comércio virtual varejista. Existem muitas lojas, voltadas para o consumidor final, que oferecem uma excelente experiência para o internauta – exatamente porque elas facilitam processos. Para garantir um e-commerce bem estruturado, é essencial trazer um pouco dessa experiência de compra para os seus clientes B2B.

Que recursos o seu e-commerce oferece para facilitar os processos de compra B2B? Compartilhe a sua experiência: use o espaço para comentários.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *