O mercado está mudando a cada 5 anos sua empresa está pronta para as mudanças?

A maneira como as empresas negociam já não é mais a mesma de 5 anos atrás. Hoje em dia, há muito mais interatividade nas relações comerciais – e isso vale tanto para clientes B2B quanto para clientes B2C. A maior parte das alterações está ligada a inovações tecnológicas. 

No mercado atual, já é frequente o uso de smartphones para conclusão de vendas e de sistemas de gestão para simplificar a rotina das empresas. O resultado é um mundo muito mais ágil e informações muito mais acessíveis. Mas as revoluções do mercado não irão parar por aí. O que leva à pergunta: a sua empresa está pronta para atender as demandas que irão surgir nos próximos cinco anos? 

A constante evolução do mercado

Sempre que surgem novos recursos, acontecem mudanças nos hábitos de consumo e, consequentemente, o mercado precisa se adaptar à nova realidade. Podemos dizer que acontecem grandes alterações a cada 5 anos. Se analisarmos o ano de 2011, por exemplo, veremos que naquele ano as redes sociais estavam tomando forma e conquistando o dia a dia dos consumidores. Naquela época, as empresas estavam começando a entender o potencial de sites como o Facebook para diulgação de marcas e produtos. O e-commerce já era realidade há algum tempo – mas um número considerável de consumidores ainda desconfiava da segurança das negociações online.  

Cinco anos depois, podemos dizer que a realidade é outra. As redes sociais fazem parte do projeto de marketing de muitas empresas, que entendem que estes são canais que fazem parte do dia a dia dos seus clientes. O e-commerce, por sua vez, cresce aceleradamente. Certificados de segurança e outros recursos garantem a proteção dos consumidores, que não só confiam mais na internet como meio para fazer compras, como muitas vezes preferem o meio digital pela comodidade proporcionada. 

O mercado muda a cada cinco anos e as empresas precisam se adaptar. Ficar de olho nas tendências e prever as próximas mudanças é essencial para que o negócio saia na frente da concorrência, você está pronto para isso?

A sua empresa está preparada para as mudanças do mercado?

A tecnologia avança a passos largos, o que significa que as mudanças devem ser ainda maiores nos próximos cinco anos. Além disso, os jovens de hoje, muito mais acostumados com o mundo digital, estarão entrando no mercado: com mais autonomia para consumir sem a assessoria dos pais e abrindo os próprios negócios. Ou seja, muitos deles poderão ser seus clientes no futuro. Esta é uma geração que nasceu e cresceu em meio a um mundo já conectado. Por isso, a demanda por simplicidade nas negociações e por agilidade no processo de compra deve ser muito maior no futuro. 

Ao que tudo indica, as negociações B2B também devem acontecer cada vez mais dentro do meio digital. Sistemas de gerenciamento online serão ainda mais necessários para que os processos das empresas acompanhem a rapidez do mercado e a comunicação feita pelas empresas será ainda mais personalizada para atender as demandas dos clientes. 

É preciso se preparar desde já! Aderir às tecnologias, que simplificam processos e melhoram negociações, oferecer um bom ambiente para compra de produtos online e usar meios modernos para garantir um excelente suporte ao cliente. Assim, as mudanças vão chegar aos poucos para a sua empresa – que estará melhor preparada e equipada para se adaptar ao novo mercado.

Como você prepara a sua empresa para as mudanças constantes do mercado? Conte um pouco da sua experiência nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *