Interações B2B online

A internet revolucionou a maneira como as pessoas interagem umas com as outras, não é mesmo? E isso vai além dos relacionamentos entre amigos, conhecidos e familiares: os consumidores também têm procurado os meios digitais na hora de comprar e de interagir com as marcas. 

É claro que o comércio entre empresas, o Bussiness to bussiness, também foi afetado pelas novas tendências de comunicação e interação. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer dicas para usar os meios online a favor do seu negócio? Acompanhe o post:

Os benefícios das interações online 

Hoje em dia, o contato entre empresas, a busca por fornecedores e até o processo de compras são exemplos de ações que ficaram muito mais simples com o uso de um recurso: a internet. Se a sua empresa ainda não investe nos meios digitais, cuidado para não ficar para trás! 

Na web, é possível agilizar as interações com os seus clientes. Eles têm multicanais à disposição e podem escolher o que for mais prático para tirar dúvidas ou fechar pedidos. O e-mail, as redes sociais, os aplicativos de comunicação, os chats e o próprio site da empresa são algumas das possibilidades que podem ser oferecidas aos seus clientes B2B. 

A possibilidade de interagir em tempo real é mais um dos benefícios trazidos pela internet. Imagine o seguinte cenário: um potencial cliente precisa fazer um pedido grande de notebooks para atender uma demanda específica na loja. Ele precisa fazer o pedido com urgência e pretende usar a internet para facilitar o processo. Ele faz uma pesquisa por fornecedores na internet, encontra a sua empresa, acessa o site e usa canais como o chat online ou as redes sociais para tirar todas as dúvidas e negociar, com rapidez, valores e prazos de entrega. Todas as etapas podem ser feitas online, o cliente fica satisfeito e a sua empresa garante mais vendas. 

De olho nas tendências: você já viu este artigo do blog sobre as principais estratégias de marketing B2B em 2016?

Como aproveitar ao máximo as interações online com o seu cliente B2B

Crie um e-commerce 

Um requisito importante para as empresas na hora de escolher um novo fornecedor, ou de decidir continuar com um antigo, é a possibilidade de comprar em diferentes canais de vendas – e praticidade proporcionada pela internet faz com que este seja um meio cada vez mais procurado. Crie um e-commerce completo para que os seus clientes B2B possam interagir e comprar da sua empresa com facilidade. Capriche no catálogo de produtos, ofereça informações completas e disponibilize recursos que agilizem a compra (como campos com autopreenchimento e a possibilidade de repetir pedidos mensalmente).

Interaja nas redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing, você já usa perfis oficiais para aumentar a relevância da sua marca na web? Uma das grandes vantagens destas redes é justamente a possibilidade de aumentar a interação entre clientes e empresas. Use o Twitter, o Facebook e o Instagram para fortalecer a comunicação com os seus clientes B2B.

Saiba mais sobre o assunto: acesse este link para ler um artigo sobre as vantagens de usar as redes sociais nas interações B2B. 

Tenha uma equipe preparada para responder as mensagens que chegam via internet 

Para que as interações B2B da sua empresa sejam eficientes, é preciso garantir que os seus potenciais clientes recebam respostas rápidas às dúvidas e solicitações. Para isso, é importante contar com pessoas  treinadas para responder as mensagens enviadas via site, e-mail, chat e demais canais digitais. O número de pessoas que devem compor esta equipe depende do tamanho da sua empresa e da quantidades de mensagens recebidas. 

 

Você já conhece as soluções de TI disponibilizadas pela Atma? Acesse o site e saiba mais sobre os recursos da mais completa plataforma B2B do mercado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *