A relação do B2B e as redes sociais

As estratégias de marketing digital, em especial as que envolvem redes sociais, para empresas B2C e B2B são diferentes, a começar pelo público-alvo e a linguagem. Falar com empresas é diferente de falar com consumidores. Porém, em ambos os casos o objetivo central é o mesmo: relacionamento.

Porém, se engana quem pensa que é mais fácil estabelecer uma relação com o consumidor final e por isso as empresas B2C saem na frente quando se trata do meio digital. O estudo B2B Media Report 2015, publicado pela Brandwatch, mostra que as empresas B2B estão cada vez mais presentes nas redes sociais, o que prova a preocupação em se promoverem nesses canais.

O estudo destaca também que estarem ativas no Twitter ou Facebook, duas das mídias sociais mais conhecidas, não é o suficiente para as empresas. É preciso ir além, ir onde o cliente está: fóruns, blogs, sites de vídeo e imagem. Ou seja, é preciso ouvir o que o cliente está falando sobre a marca e quais as necessidades dele.

Já o relatório “Social Media Marketing Industry Report”, promovido pela Social Media Examiner, diz que 52% dos quase quatro mil profissionais de marketing entrevistado focados em B2B consideram o Facebook a rede mais importante para expansão dos negócios.

Não existe um consenso da ferramenta mais correta e que vai trazer mais resultado. Mais do que aplicativos, usar as redes sociais em benefício das empresas B2B é uma questão estratégica. Você pode optar pelo LinkedIn, Youtube, Snapchat, Pinterest e tantas outras redes sociais, mas se as ferramentas não estiverem alinhadas com seu objetivo não farão o trabalho sozinhas.

Confira as principais vantagens de relacionar as estratégias de marketing B2B com as redes sociais:

B2B e redes sociais: vantagens dessa relação

Aproximação com o cliente

O comprador, como qualquer cliente, busca se envolver com empresas que passem mais confiança, que tenham reputação e credibilidade. As redes sociais estreitam os laços porque são destinadas justamente às relações pessoais. As marcas tomaram conta dessa mundo e, por conta disso, foi possível “humanizá-las”.

As redes sociais se comunicam com seu público como um amigo, dão dicas e se mostram interessada em ajudar. Por trás da tela de um computador há um cliente e é com ele que a marca se comunica. Muitas empresas B2B se esquecem que trabalham com pessoas de carne e osso. Pessoas querem atenção e por meio das mídias sociais é possível promover essa experiência.

Conteúdo ajuda a vender

As antigas estratégias de venda jamais serão descartadas, mas podem se aliar às das redes sociais.  Por meio do conteúdo é possível explicar ao cliente sobre o seu produto, usar depoimentos de outros clientes, mostrar cases e a sua experiência no ramo. Isso gerar valor para o seu negócio.

As redes sociais também são ótimas formas de divulgar conteúdo do blog ou do seu site, por exemplo, e divulgar um conteúdo rico em troca do contato do cliente.

Pesquisa de mercado

As empresas B2B também podem aproveitar o relacionamento com seus clientes para fazer pesquisas de mercado e testar a aceitação de novos produtos e serviços. Também é possível verificar as reclamações e sugestões dos clientes e acompanhar a concorrência.

Focar em quem interessa

Em geral, o público-alvo B2B é mais restrito que um público B2C. Assim, o uso de mídias sociais precisa ser mais estreito e mais focado. Os anúncios patrocinados permitem definir o perfil do público e seus interesses, levando o seu conteúdo somente a quem realmente interessa. Se formos comparar com a mídia tradicional, ela é mais cara e não consegue atingir com tanta eficiência o público desejado.

Aumento da exposição e tráfego

Entre os benefícios do marketing em redes sociais estão o aumento da exposição e do tráfego para o site ou e-commerce da empresa. Ser visível na web é um fator essencial para uma estratégia de marketing de qualidade.

Sua empresa B2B pretende utilizar as redes sociais como estratégia? Deixe um comentário com suas intenções e dúvidas que poderemos ajudar. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *