5 dicas para construir um e-commerce eficiente

Ter uma loja virtual é algo essencial para não perder nenhuma oportunidade de venda. Muitos clientes preferem fazer compras utilizando a internet porque este é um meio que oferece agilidade e praticidade. Ou seja, o meio digital contribui para que haja um melhor aproveitamento do tempo – algo precioso para quem administra um negócio. 

Por isso mesmo, um e-commerce voltado para empresas só dá certo quando mostra eficiência. Conheça, abaixo, cinco dicas para garantir que esta será uma característica presente na sua loja virtual:

Como aumentar a eficiência do seu e-commerce e atrair mais empresas interessadas nos seus produtos

1. Design intuitivo

Para que os seus clientes queiram usar o seu e-commerce, é preciso oferecer um espaço agradável e simples de usar. O proprietário de uma loja que vende produtos de TI, por exemplo, escolhe comprar produtos online porque precisa otimizar o tempo gasto com esta tarefa. Para que ele escolha a sua empresa como fornecedora, é essencial que o design do seu e-commerce permita que o usuário faça todas as ações necessárias de forma ágil e intuitiva. Menus bem organizados, informações visíveis e caminhos descomplicados são essenciais para isso. Além disso, é importante que o design seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de telas. Dessa forma, seus clientes podem acessar o seu site de tablets, notebooks ou smartphones. 

2. Cadastro de clientes

Outro ponto importante é garantir que os seus clientes não precisarão perder tempo na sua loja virtual. Se eles já informaram o nome da empresa, o endereço de entrega e demais dados, não tem porquê obrigá-los a preencher todos estes campos a cada novo pedido. Afinal, boa parte dos seus clientes fazem compras, pelo menos, mensalmente para repor os seus estoques. Tenha uma banco de dados com todos os dados necessários atualizados e garanta que as informações sejam preenchidas automaticamente quando o cliente digita o CNPJ da loja. 

3. Buscas que funcionam

Imagine que um lojista esteja precisando repor determinado modelo de mouse no seu estoque. Ele visita o seu e-commerce, mas não consegue achar o produto – não porque a sua empresa não tem o item disponível, mas porque a busca do site não funciona como deveria. O lojista vai procurar o produto na concorrência e este é um cliente perdido para a sua empresa. Evite que isso aconteça: deixe a busca em local visível e invista em recursos para torná-la eficiente.

4. Histórico de compras

Um recurso importante, que deve ser incluído no seu e-commerce, é a possibilidade de o cliente acompanhar o histórico de pedidos realizados. Também é importante permitir que eles repitam pedidos feitos em compras anteriores. Assim, o lojista consegue controlar os itens comprados na loja virtual da sua empresa ao longo dos meses e tem a possibilidade de fazer pedidos iguais em poucos cliques.  

5. Facilidade no pagamento

Outro ponto essencial para garantir um e-commerce ágil, é fazer uma boa página de checkout. Nesta etapa, o lojista confere o resumo dos pedidos feitos e finaliza a compra. Quanto mais fácil e transparente for este processo, melhor. Coloque todas as informações relevantes nesta etapa, de forma resumida, permita que produtos possam ser incluídos ou excluídos do carrinho de compras sem que seja necessário trocar de página e deixe que o sistema preencha automaticamente os dados do comprador. Também é importante facilitar a edição destas informações, caso necessário. 

O seu e-commerce está preparado para receber bem os seus clientes B2B? Invista em recursos para tornar a sua loja virtual mais eficiente e atraia mais lojistas interessados em negociar com a sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *