Tendências de marketing para B2B

As suas estratégias de marketing estão por dentro das tendências de 2016? Ficar de olho nas novidades da área é uma excelente maneira de garantir campanhas efetivas – e mais vendas – para a sua empresa. Listamos, abaixo, as estratégias de marketing voltadas para o mercado B2B que vieram com mais força este ano. Confira:

5 tendências de marketing B2B para ficar de olho em 2016

1. Anúncios nativos

Assim como acontece com as empresas B2C, o marketing online também já é uma necessidade para as empresas B2B. Os lojistas estão na internet, por isso, as suas campanhas publicitárias também devem estar. No entanto, é preciso estar atento ao fato de que existem mais bloqueadores de pop-up, o que pode prejudicar a visibilidade dos seus anúncios caso eles utilizem este recurso. Para contornar o problema, mais empresas têm optado pelo uso de anúncios nativos, que é quando o material de divulgação faz parte do site e não é aberto em uma nova janela.

2. Uso de tecnologias que permitam a automatização de processos

A automatização de processos é uma tendência em diferentes setores. As tecnologias são excelentes aliadas na busca por uma empresa mais produtiva. O setor de marketing não deve ficar de fora: a automatização possibilita que atividades antes feitas manualmente sejam feitas de forma automática. Assim, os colaboradores do setor têm mais tempo para se dedicar a tarefas de relacionamento que não podem ser automatizadas, o planejamento de estratégias de fidelização de clientes B2B, por exemplo.  

3. Personalização do atendimento

Não é só o consumidor final que prefere receber abordagens de marketing personalizadas. Os seus clientes B2B também levam em consideração o atendimento na hora de fechar negócio com um fornecedor. Por isso, cada vez mais empresas investem em ações que garantam experiências de atendimento únicas para os lojistas com quem negociam. Esta é uma tendência, antiga no mercado B2C, que tem influenciado o comércio entre empresas. 

4. Vídeos 

Mais uma tendência para ficar de olho: a inclusão de vídeos nas estratégias de marketing B2B. Este é um recurso dinâmico, que pode ser utilizado para contar a história da sua marca, apresentar depoimentos de clientes ou mostrar de forma interativa quais são os produtos e serviços disponíveis na sua empresa. 

Muitas empresas B2B utilizam o recurso para humanizar a marca, transmitir confiança e garantir uma maior aproximação com o cliente. 

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo continua sendo tendência em 2016 e é bem provável que continue por muitos anos. O compartilhamento de conteúdos relevantes é uma maneira eficiente de consolidar a marca no mercado, de conquistar reconhecimento como empresa especialista na área em que atua e de atrair a atenção de mais clientes B2B. Os conteúdos podem ser compartilhados no blog da empresa, nas redes sociais ou por meio de e-mails marketing. Divulgar o seu negócio por meio de artigos é um ótimo exemplo de como fazer as campanhas nativas citadas no primeiro tópico. 

Que outras tendências de marketing você tem observado nas empresas B2B? Compartilhe nos comentários. 

Um comentário em “Tendências de marketing para B2B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *