Mercado B2B: Como recuperar clientes inativos?

Recuperar clientes inativos no mercado B2B dependerá de uma boa estratégia de marketing e personalização na comunicação. Saiba como torná-los ativos e permanentes!

Não dá para falar de clientes sem mencionar a comunicação e o trato para com eles, não é mesmo? Os tempos mudaram, as negociações entre as empresas B2B se transformaram e a maneira pela qual trazemos esses clientes de volta para o nosso mercado exigirá uma boa estratégia, que se for aplicada renderá excelentes resultados!

Assim, se a sua empresa quer realmente continuar atuando de forma próspera e consolidada no mercado, então, terá que investir naquele cliente que, por alguma razão, se distanciou. E porque não tentar recuperá-lo?

Muitas vezes, o que falta é apenas uma boa apresentação de que a sua empresa está tão atual e inovadora quanto antes! O que precisa ser feito é mostrar, de forma sutil e gentil, os seus novos produtos e serviços, os quais poderão ser úteis a eles.

Por isso, neste post será tratado a respeito dessa finalidade! Aqui destacaremos as principais dicas, estratégias e mecanismos eficazes para recuperar clientes inativos a fim de aumentar suas vendas, sejam na loja física ou e-commerce.

Estratégias para recuperar clientes inativos no mercado B2B

O mercado B2B é direcionado para vendas de produtos ou aquisição de serviços entre uma empresa a outra empresa, o qual é representado pelo mercado varejista. Assim, a forma de comunicação é diferente quando comparado com o mercado B2C, o qual é direcionado para vendas de uma empresa a um consumidor.

Por esse motivo, a empresa deve utilizar-se de mecanismos estrategistas para compreender o porquê que esse cliente rompeu o relacionamento.

Será que foi algum serviço prestado pelo qual ele não se agradou? Será que esse cliente se sentiu esquecido? Qual a razão dele não continuar usufruindo até hoje dos produtos ou serviços? O que fazer a partir de então? Segue abaixo o que a empresa poderá fazer!

1 – Crie valor a esse cliente

A maioria dos clientes que se encontram inativos devem sentir que a empresa apenas o quer para vender os seus produtos, ou seja, que se interessam apenas em lucrar – nada mais! Assim, para inverter essa situação, a empresa deve criar valor à ele.

E para criar esse valor leva tempo e uma contínua descoberta do que cliente mais se agrada, quais os produtos mais apreciados, dentre outros. A empresa precisará buscar um relacionamento mais personalizado, identificando suas reais necessidades para poder supri-las. É preciso que o cliente sinta que o seu relacionamento com ele é mais importante que apenas o tê-lo como fonte de vendas/lucros.

2 – E-mail marketing

A ferramenta de e-mail marketing é uma excelente estratégia para recuperar clientes inativos, esquecidos e que com uma boa dose de estratégias, eles possam retornar a usufruir de seus produtos.

Como dito no tópico anterior, criar valor ao cliente é das mais importantes formas de trazê-lo para o seu negócio novamente e o mecanismo para isso é justamente utilizando do e-mail marketing.

E, para isso, inicie esse processo de comunicação sem vender nada! Não venda absolutamente nada para ele. Em vez disso, utilize de conteúdo pertinente, informações úteis que estejam dentro da realidade dele e que possam interessá-lo. Dessa forma, a empresa ganha a admiração e o processo de venda será natural e não invasivo.

Então, planeje o seu e-mail marketing com envio de, pelo menos, 2 e-mails por semana. Invista no conteúdo atrativo e, por último, lance a sua venda de maneira discreta.

3 – Segmente os seus clientes B2B

Tenha uma lista segmentada de clientes B2B. Saiba quem são e que lugares pertencem. Divida entre indústrias e tipos de clientes. Fazendo isso, as suas campanhas serão direcionadas de maneira particular, específica, pois assim eles se sentirão exclusivos, únicos e importantes. E lembre-se que o tratamento deve ser diferenciado a determinados clientes.

4 – Tenha uma comunicação aberta com seus clientes

O mais importante de tudo é que esses clientes sejam tratados de maneira personalizada. A comunicação é essencial! Por isso, relacione-se abertamente e seja acessível a qualquer questionamento que eles possam ter tirando todas as suas dúvidas. Crie um relacionamento aberto e fique perto deles, pois assim jamais se afastarão.

Como visto, o mercado B2B exige que se tenha uma ligação cada vez mais forte a fim de desenvolver lealdade à sua marca e, sem dúvida, esse relacionamento nunca acaba, o que seria o ideal!

Caso a sua empresa queira recuperar clientes inativos, a nossa empresa fornece todo o suporte que necessita, tais como: plataforma de e-commerce B2B, projetos customizados em TI, aplicativos mobile B2B, consultoria e muito mais!

Entre em contato para saber mais detalhes com o nosso Fale Conosco.  

Se ainda possui alguma dúvida, então, deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *