Como escolher uma plataforma B2B

O e-commerce brasileiro cresceu 21% no último ano, segundo a pesquisa realizada pela BigData Corp, que apontou a b. O que garante os bons números é a profissionalização das ferramentas, processos e sistemas adotados, com destaque para a plataforma B2B. Trata – se de um sistema desenvolvido para atender transações entre empresas, com um conceito semelhante ao comércio B2C, compostos essencialmente por um sistema Front – End, o ambiente que o cliente acessa e um Back – End, módulo gestão da loja virtual.

A escolha adequada é fundamental para o sucesso na relação com o cliente, impactando de maneira positiva nas vendas. Nesse artigo trataremos dos pontos mais relevantes nesse momento, por meio de algumas perguntas que você pode fazer a respeito do negócio. Saiba mais.

Avalie com cuidado suas necessidades mercadológicas

Algumas questões são imprescindíveis quando se está no processo de seleção para os fornecedores de sistemas e ferramentas B2B no meio digital, as quais são direcionadas principalmente para o seu público interno. Tenha um olhar mais cuidadoso sobre a situação da empresa e onde gostaria que ela esteja no próximo ano, dois anos ou cinco anos.

Responda as seguintes perguntas:

O que devemos aperfeiçoar para ser capazes de fazer que atualmente não podemos?

Qual a parte mais importante da nossa estratégia de eCommerce?

Como vamos medir nosso sucesso?

Quais mudanças desejamos para o nosso negócio ao longo dos próximos anos?

Quais as capacidades relacionadas a TI

Avalie minuciosamente o inventário de TI da empresa, com foco nos principais recursos que possui, uma vez que pode ser determinante na seleção da solução que atende as suas necessidades e condições. O ideal é procurar soluções adequadas ao nível de conhecimento da empresa. Por exemplo: uma empresa sem departamento de TI ou com pouca habilidade demanda plataformas mais completas e intuitivas, pois isso pode exigir constantes investimentos.

Perguntas a fazer:

Que habilidades e conhecimentos que a nossa equipe de TI precisa de usar na plataforma?

O que precisamos para nos atualizar, substituir ou adicionar a sistemas atuais para implementar nossa estratégia?

Como podemos integrar nossos sistemas com a nossa plataforma B2B?

Considere o Custo Total

Muitos empreendimentos erram em considerar somente os custos iniciais (como licenças de uso e provedor) sem pensar sobre os custos de manutenção envolvidas. Em alguns casos, o custo com manutenção das aplicações de e-commerce podem ser até cinco vezes maiores quando não for adequada ao negócio.

Perguntas a fazer:

Qual é o valor da licença ou assinatura?

Quanto vou gastar com futuras atualizações? Elas estão incluídas?

Qual é o custo para manter a plataforma B2B ao longo do seu ciclo de vida?

Solicite um estudo de caso de ROI, para verificar quando o investimento irá gerar retorno.

Estude a concorrência

Reúna informações para verificar as soluções adotadas pelos concorrentes ou outros que seu segmento estão usando. Se o fornecedor dele pode entregar uma solução para empresas semelhantes à sua, eles são capazes de fornecer uma que seja interessante para você também. Também é importante avaliar os líderes de mercado e quem está acima de você para ter certeza que eles podem atender maiores e seu crescimento.

Perguntas a fazer:

Tenho na minha cartela clientes usando a sua plataforma?

A plataforma é escalável?

Saiba o que esperar durante a implementação

É preciso entender o que esperar durante o todo processo de implementação ou migração do e-commerce. Uma definição clara do que espera e das responsabilidades do fornecedor, da sua equipe de TI, e de quem estiver envolvido é crucial para o negócio. Algumas aplicações, como a SaaS, podem ser administradas com pouco ou nenhum impacto para o seu negócio, enquanto algumas aplicações personalizadas podem exigir operações constantes e consultorias externas. É importante estar preparado para elas e o que esperar se as coisas derem errado.

Perguntas a fazer:

Qual é o processo para a implementação da aplicação?

Qual o envolvimento que a minha equipe de TI precisa ter? Quem mais precisa estar envolvido?

Se problemas surgirem, como serão resolvidos?

Faça um plano para tecnologias móveis

O e-commerce móvel é um pontos mais importantes que é preciso se atentar ao comparar fornecedores, uma vez que B2B móvel está rapidamente se tornando tão importante quanto e-commerce B2B em geral.

Perguntas a fazer incluem:

Como a solução de comércio eletrônico está otimizada para uso móvel – é apenas móvel responsivo ou é um aplicativo nativo disponível?

Como a solução da plataforma é capaz de lidar com promoções no celular?

A experiência móvel é tão consistente quanto a experiência web convencional?

Respondendo essas questões você já estará no caminho certo para a escolha que mais se adéqua ao negócio. Considere as opções com cuidado e analise o impacto na empresa.

Resolvemos a sua dúvida? Se não, deixe – a nos comentários para que possamos ajudá-lo e conheça um pouco mais da proposta da Atma, empresa de consultoria e serviços em informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *