Melhores práticas de SEO para empresas B2B

Até agora, o foco da estratégia de SEO para empresas B2B tem sido a palavra-chave e o número de links. No entanto, o Google está cada vez mais exigente quanto aos fatores de posicionamento dos resultados das buscas orgânicas. Tudo isso para  entregar resultados mais relevantes para os usuários. Estes “fatores de sucesso” incluem elementos tradicionais de SEO (keywords, tags HTML, headers), mas também elementos mais recentes, como autoridade, confiança e menção social. Como gerenciar todos os elementos técnicos e ainda os estratégicos, afinal? É isso que ensinaremos nos próximos tópicos, além de melhores práticas de SEO para empresas B2B.

Melhores práticas de SEO para empresas B2B

O ponto de partida de uma estratégia de SEO deve ser o desenvolvimento de um plano de conteúdo centrado no cliente em todas as etapas do processo de decisão. Este modelo tem como alvo diferentes estágios de intenção do consumidor com diferentes abordagens de conteúdo.

Em seguida, é preciso desenvolver uma estratégia de palavras-chave para desenvolver um conteúdo usando a linguagem do cliente. A grande diferença do SEO B2B para o B2C é que o primeiro não tem como foco keywords muito genéricas, e sim palavras de calda longa, que demonstram as necessidades dos consumidores em cada fase de decisão. Assim, enquanto o volume de buscas é menor, a qualidade do seu tráfego e perspectivas serão muito maiores.

Então atrair tráfego utilizando boas práticas de SEO é o suficiente para vender mais? Não. Atrair visitantes qualificados para seu site é somente o primeiro desafio. Uma boa estratégia de SEO ajuda a empresa a ganhar visibilidade, mas sozinha não é suficiente.

É preciso valorizar o seu conteúdo para as empresas que o procuram, criando conteúdo objetivo e prático sobre o segmento em que sua empresa atua. Mostre seu ramo de atuação por vários canais na internet. Vá além do blog e do site institucional, participando também de redes sociais e fóruns online. Assim, sua empresa ganhar mais credibilidade e respeito, além de aumentar a presença de marca (Brand Awareness).

 

Diferença de metas entre B2B e B2C

Embora o objetivo final do marketing B2C e B2B seja fomentar vendas, a forma como isso é feito é bem diferente. Enquanto o B2C tem como meta gerar uma venda em uma única visita, no ambiente B2B isso não acontece. Como os produtos e serviços B2B geralmente tem ticket médio maiores e mais agentes de decisão, a estratégia é diferente. O time de marketing tenta, na verdade, incluir usuários na etapa de consideração da solução, ou seja, aquela lista pequena de fornecedores dos quais apenas um será escolhido. Isso significa, novamente, que o SEO para B2B é apenas o começo do caminho.

 

Educar para gerar confiança

Muitas vezes, o principal motivador nas decisões em uma compra B2B é um risco, isto é, o medo de tomar a decisão errada. Portanto, um dos principais objetivos das empresas depois de clicar no seu site é avaliar tanto a sua organização quanto suas ofertas para, somente depois disso, passarem para a próxima rodada de consideração. Por isso, certifique-se de que seu site está bem estruturado e possui links para conteúdos que ajudarão a construir credibilidade e confiança na sua marca.

 

Gerando leads qualificados para gerar vendas

No mundo do B2B, o ciclo de compra pode durar meses ou mesmo anos. Assim, o sucesso do seu negócio dependerá da sua capacidade de gerar leads qualificados. O primeiro passo para que isso aconteça é planejar estratégias baseadas nesse objetivo. Isso significa gerar leads, nutri-los com conteúdo relevante até que se tornem qualificados e, finalmente, gerar vendas.

Um lead é um usuário que visita seu site e deixa seus dados em troca de algo (pode ser conteúdo, uma oferta, newsletter, etc). Encare um lead como um possível futuro cliente. Há leads situados em várias etapas da jornada de compra, mas o que nos interessa realmente é o qualificado. Esse usuário conhece o serviço ou produto que deseja comprar, além de já ter confiança no fornecedor. Nesta etapa, o lead está pronto para receber algumas propostas comerciais e negociar. Se houver a conversão depois disse, será finalmente chamado de cliente. Por isso, você precisa saber quantos leads qualificados deverão ser gerados para que seu negócio seja sustentável e bem sucedido.

 

O que achou da importância do SEO para empresas B2B? Você utiliza a ferramenta para vender mais? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *