Como soluções de B2B estão aumentando a frequência de pedidos

Pense em quantas vezes seus representantes de vendas visitam cada loja durante um mês. Agora pense em quantas vezes seus clientes emitem pedidos em datas diferentes. Quando o seu principal canal é o de vendas em campo, os pedidos são relacionados à frequência com que representantes visitam as lojas. É claro que existem outras formas de gerar um pedido a distância, como via e-mail, por exemplo, mas não é a forma mais eficiente e nem proporciona uma boa experiência de compra. Esse modelo de vendas acaba “travando” o fluxo de caixa e atrasando a emissão de pedidos. Mas, e se existisse uma maneira de permanecer constantemente conectado com os clientes e sem acumular pedidos na sua base? Essa solução já existe. A seguir, você confere os benefícios das soluções B2B.

Soluções B2B

Quem não tem um e-commerce B2B recebe uma quantidade enorme de pedidos por e-mail ou planilha, acumulando pedidos e atrasando as transações. No entanto, a tecnologia para comércio eletrônico B2B muda tudo isso, já que permite ir colocando os pedidos aos poucos, melhorando inclusive a gestão do fluxo de caixa. Ao dar para os varejistas acesso a pedidos 24 horas por dia e sete dias por semana, o que antes era considerado “tempo ocioso” torna-se um tempo para novos pedidos. Em vez de esperar para fazer uma chamada para a sua equipe de atendimento ao cliente, os varejistas podem ir acessar sua loja a qualquer hora do dia e encontrar o que precisam.

Uma plataforma B2B é tão eficaz que está fazendo com que alguns fabricantes e distribuidores disponibilizem seu e-commerce na tela dos smartphones de seus clientes, de modo que um varejista possa fazer um pedido enquanto está no corredor de sua loja vendo uma prateleira vazia.

Como soluções B2B aumentam a frequência de pedidos

Distribuidores e fornecedores estão vendo os primeiros resultados de implantar uma plataforma de e-commerce B2B. Veja como eles alcançaram um deles: o aumento na frequência de pedidos:

1. Tornando a experiência de compra mais fácil e conveniente

Com uma loja virtual, os clientes irão fazer pedidos com mais frequência e com a mesma facilidade de um e-commerce B2C.

2. Permitindo que varejistas façam pedidos no smartphone

Dando aos clientes a opção de fazer pedidos via dispositivo móvel, eles poderão solicitar produtos a qualquer hora e em qualquer lugar. E principalmente: na hora que verem uma prateleira vazia.

3. Ativando uma estratégia de marketing melhor

Com uma plataforma online de vendas, as opções para criar estratégias de marketing digital são inúmeras. Um exemplo é a campanha de e-mail para direcionar o tráfego de clientes para o seu site com mais frequência.

Impacto final de uma solução e-commerce B2B

Ao adotar uma plataforma de comércio eletrônico B2B, sua empresa vai gerar:

  • Mais vendas;

  • Aumento do fluxo de caixa, com menos dinheiro amarrado a custos de inventário;

  • Processamento de pedidos mais rápido, com integrações entre as plataformas de comércio eletrônico B2B e sistemas de ERP;

  • Um papel mais estratégico para os representantes de vendas, que podem se concentrar mais em conversas estratégicas com clientes.

Você acredita que soluções de B2B podem aumentar a frequência de pedidos? Comente!