Como um aplicativo para vendedores pode aumentar a eficácia das vendas

Vendas em campo sempre foram um desafio à parte. Os representantes estão na estrada constantemente, visitando clientes, gerenciando seu trabalho entre hoteis e aeroportos. Neste cenário, os representantes devem equilibrar flexibilidade e produtividade ao definir os seus próprios horários, sempre focados em atender as metas de vendas estipuladas.

Hoje, no entanto, muitas das maiores dores de cabeça enfrentadas por esses profissionais estão desaparecendo. Cada vez mais, os representantes de vendas estão munidos de tecnologia e não têm mais de transportar amostras pesadas, catálogos e formulários de pedidos de papel para reuniões. Eles também não precisam mais repassar esses pedidos do papel para o computador: é tudo feito digitalmente. Como? Graças a um aplicativo para vendedores B2B.

A tecnologia possibilita que os representantes de vendas possam continuar sendo produtivos mesmo em movimento. Os profissionais podem, finalmente trabalhar de forma eficaz remotamente e de qualquer lugar do mundo.

Aplicativo para vendedores e a eficácia das vendas

Abaixo, vamos ver como um aplicativo para representantes de vendas ajudam a vender produtos mais facilmente para os varejistas e de forma mais eficaz.

1. Acesso à informação offline

Um dos maiores desafios de se trabalhar em campo é o acesso à informação, como preços, histórico de pedidos do cliente e os níveis de estoque. Hoje, no entanto, um aplicativo para vendedores B2B disponibiliza esses dados diretamente nas mãos de representantes de vendas. Em vez de ter que ligar para o escritório para verificar ou confirmar números, preços e nível de estoque, o representante encontra essas informações específicas no dispositivo móvel, mesmo offline.

2. Catálogo digital

Outra vantagem de um aplicativo de vendas para um representante é não ter mais que transportar amostras pesadas de produtos e catálogos a cada visita à loja. Em vez disso, imagens em alta resolução dos produtos ficam disponíveis em um catálogo digital de fácil navegação.

3. Substituição de formulários de papel

Muitos representantes de vendas ainda estão usando formulários de papel ou outros métodos manuais de entrada (como PDFs e planilhas do Excel). Muito melhores que esses métodos tradicionais, os aplicativos móveis permitem que os representantes emitam um pedido enquanto estão navegando no eu catálogo digital. Como falamos acima, o contato do cliente e informações sobre preços são armazenados dentro do aplicativo, de modo que os representantes possam gerar uma ordem de compra com apenas alguns toques.

4. Integração com sistemas de back-office

Um aplicativo para vendedores pode ser integrado com sistemas de back-office, e economizar bastante tempo dos representantes de venda. Antes, os representantes eram obrigados a reinserir os dados dos pedidos em sistemas ERP ou de contabilidade. Com um app, no entanto, esse retrabalho é evitado, já que os pedidos são sincronizados entre os sistemas. Essa integração permite que a equipe de back-office recebam o pedido imediatamente e possam iniciar o processo antes mesmo de o representante voltar.

 

5. Familiaridade com o sistema

É improvável que um vendedor B2B não tenha um smartphone pessoal. Por causa disso, implantar um aplicativo para vendas que seja acessível pelo celular ou mesmo tablet, e que utiliza um sistema operacional com o qual o profissional já tenha familiaridade, vai facilitar a curva de aprendizado. Isso significa que perde-se bem menos tempo ensinando os vendedores a utilizar o programa e também aumenta a aceitação da novidade por parte dos revendedores.

Fica evidente que a tecnologia está tornando o trabalho dos representantes mais eficaz e estratégico. E você, acredita que um aplicativo para vendedores B2B está ajudando a transformaras vendas em campo? Comente!