A nova era das vendas em e-commerce B2B

Com o crescimento do e-commerce B2B, os varejistas estão esperando uma experiência muito melhor do que nos anos anteriores. No ambiente atual, fabricantes e distribuidores estão presenciando um boom de inovação no setor. Mesmo assim, há ainda muitos representantes de vendas que continuam redigindo os pedidos utilizando formulários de papel. Alguns deles já utilizam sistemas digitais (planilhas de Excel e PDFs), mas que são ineficientes comparados às novas tecnologias. Em suma, a dependência desses métodos está se tornando cada dia mais problemática em um ambiente altamente competitivo.

Sistemas tradicionais para gerar pedidos

Sistemas manuais de entrada de dados tradicionais possuem um risco em comum: erro humano. Erros de datilografia, ilegibilidade, e formulários extraviados são apenas alguns dos riscos inerentes à formulação de pedidos manual. Além disso, estes métodos podem significar uma quantidade enorme de tempo e dinheiro investidas (e perdidas). Quando os representantes de vendas estão em campo ou em uma feira, por exemplo, preencher formulários manualmente pode ser uma tarefa demorada e tediosa.

Outro ponto é o gasto com a impressão de catálogos de papel que, muitas vezes, tornam-se obsoletos rapidamente. Estas deficiências do método tradicional impedem os representantes de vendas de prestarem um serviço ao cliente superior, que é um importante diferencial para as empresas B2B.

O novo e-commerce B2B

Agora, fabricantes e distribuidores têm acesso a um conjunto de novos sistemas de gestão de pedidos. Os formulários de papel ficaram de lado e entraram os sistemas digitais móveis, que possibilita que os representantes emitam pedidos em seus tablets e smmartphones, seja onde estiverem. E o melhor: há soluções que sincronizam esses pedidos diretamente com os sistemas de back-office constantemente.

Essa sincronização de informações não é apenas uma ação de saída. Os dados de back-office, como atualizações de produto ou de preços, novas informações sobre clientes, e os níveis de estoque, podem ser sincronizados com os dispositivos móveis dos representantes que estão em campo. Um sistema eficaz de gestão de vendas deve apresentar toda e qualquer informação relevante que um representante precisa para entrar em uma reunião de vendas com um cliente.

Os benefícios de um e-commerce

Mesmo que alguns clientes insistam na visita do representante, manter uma loja virtual ainda se mostra uma ação benéfica para a empresa. Catálogos de produtos digitais, por exemplo, podem ser mostrar características do produto que não seriam vistas em um catálogo de papel. Além disso, tendo um bom catálogo (com fotos de alta resolução e de vários ângulos, podendo se estender a vídeos de uso do produto) o representante não vai precisar carregar uma mala cheia de amostras para mostrar seus produtos. Com uma boa loja virtual, os representantes de vendas podem apresentar os seus produtos de forma tão eficaz quanto os próprios varejistas em uma loja física. Basta ter um tablet em mãos.

Por fim, a adoção de software de gestão de pedidos móvel também diz aos clientes e à concorrência que sua empresa é relevante e moderna. Os representantes de vendas que utilizam sistemas modernos podem receber pedidos mais rápido e de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que reduzem os custos de processamento de pedidos.

Em suma, fabricantes e distribuidores que buscam maximizar negócios devem apostar em novas tecnologias desenvolvidas para o setor, já que estas podem revolucionar completamente a maneira como se vende no mercado B2B.

Você acredita que estamos em uma nova era de vendas em e-commerce B2B? Conheça nossa plataforma de e-commerce B2B e tire suas próprias conclusões.