7 benefícios para sua empresa ao contratar serviços outsourcing

O outsourcing é um processo onde as empresas contratam outra corporação para desenvolver parte de seus negócios de maneira mais eficiente e efetiva. E é justamente esta prática que tem que se tornado cada vez mais comum, quando o assunto é TI.

Sabe-se que muitas empresas (principalmente àquelas que não são do segmento de tecnologia), possuem grandes dificuldades em investir e manter seus processos de TI, mesmo sendo vitais para a estratégia do negócio. E desta forma, o outsourcing surge para incluir a tecnologia da informação dentro da estratégia de qualquer empresa com um excelente custo-benefício.

Pensando neste assunto, separamos sete benefícios que as empresas podem obter ao contratar serviços outsourcing. Acompanhe!

1. Redução de custos

Sem dúvidas a redução de custos é um dos maiores benefícios ao se optar pelo outsourcing. Isto significa que ao terceirizar este setor, é possível eliminar custos com a formação de equipe de TI, reciclagem de funcionários e em alguns casos, até mesmo investimentos em infraestrutura de TI.

2. Vantagem competitiva

Quem atua em pequenas e médias empresas, sabe que na maioria das vezes não é possível se dar ao luxo de ter seus próprios equipamentos e departamentos de TI como geralmente ocorre nas empresas de grande porte.

Por outro lado, ao optar pelo outsourcing, a empresa consegue nivelar a sua concorrência, já que é possível obter acesso à tecnologia de ponta e profissionais qualificados. Desta forma, além de conseguir se igualar a grandes empresas, as companhias que adotam o outsourcing conseguem uma grande vantagem competitiva perante aos seus concorrentes.

3. Experiência e qualificação

No geral, profissionais de outsourcing possuem experiências para lidar com os desafios de TI e possuem certificados técnicos que provam suas expertises no setor.

Com isso, além de não se preocuparem com a formação de equipe, as empresas que optam pelo outsourcing se beneficiam com a mão de obra de TI qualificada e experiente.

4. Facilidade de expansão

O outsourcing também pode trazer benefícios para as empresas quando seus negócios estão em expansão. Em outras palavras, quando uma empresa está se expandindo, é comum a necessidade de expansão também na área de TI. Porém, optar por esta tarefa internamente, pode ser um processo demorado, já que muitas vezes é necessário contratar novos funcionários e treiná-los, por exemplo.

Por outro lado, com o outsourcing o setor de TI consegue acompanhar esta evolução, já que a empresa parceira pode disponibilizar imediatamente profissionais qualificados, além de acompanhar de perto a evolução do negócio.

5. Maior agilidade em atuação

Empresas que optam pelo modelo insourcing, isto é, que fazem todos os serviços de TI internamente, acabam gastando mais tempo com soluções, pesquisas, desenvolvimento, implementações e atendimento de usuários. Por outro lado, ao optar pelo modelo outsourcing é possível reduzir o tempo de atuação do setor de TI uma vez que as empresas terceiras possuem um tempo para atendimentos e execução de projetos (SLA).

Desta forma, ao reduzir o tempo de resposta na área de TI, a empresa consegue melhorar outros resultados dentro do seu negócio.

6. Foco no Core Business

Outro grande benefício do outsourcing para a empresas, está na possibilidade de manterem o foco no core business. Ou seja, uma vez que delegam as atividades e assuntos de TI para uma equipe especializada, a empresa consegue manter suas atenções no que realmente é necessário e deixa de se ocupar com assuntos complexos de TI.

7. Redução de riscos

Manter o foco na segurança da informação é um fator de extrema importância para as empresas, porém devido ao alto custo em se ter uma equipe qualificada para atuar neste assunto, muitas organizações acabam deixando de lado esta necessidade e ficam expostas aos diversos riscos que possam comprometer suas informações.

Por outro lado, quando se opta pelo outsourcing de TI, é possível reduzir esses riscos já que as empresas que prestam este tipo de serviço, estão sempre em alerta aos riscos existentes e sabem como proteger seus clientes das ameaças existentes.

 

O outsourcing vai muito além de simplesmente delegar as atividades de TI a outra empresa, uma vez que este modelo representa uma prática estratégica para a empresa se beneficiar desde a redução de custos até se tornar mais competitiva com a TI atuando ao seu lado.

Por fim, vale destacar que se sua empresa possui dificuldades em aliar o seu negócio ao setor de TI ou até mesmo deseja buscar melhorias neste setor com um melhor custo-benefício, vale a pena avaliar a possibilidade de contar com uma empresa de outsourcing como parceira.

E você, deseja contar com serviço de outsourcing de qualidade em sua empresa? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *