Por que você precisa de uma solução de vendas digital

O gerenciamento de pedidos e vendas é um dos maiores desafios que um distribuidor atacadista enfrenta diariamente. As falhas nesse processo de gestão variam desde atrasos de envio até erros nas encomendas. No entanto, diante do aumento crescente da concorrência, não é possível tolerar uma margem de erros grande nesse processo. Uma alternativa para diminuir ao máximo as possibilidades de erro é implementar uma solução de vendas digital. Existem centenas de softwares de gerenciamento que podem otimizar o processo de vendas e integrar todas as informações relevantes de pedidos e clientes, gerando assim, maior competitividade de mercado.

Por que investir em uma solução de vendas digital agora?

1. Processamento e envio de pedidos mais rápidos

Os vendedores podem enviar pedidos via dispositivos móveis, assim que o cliente decidir pela compra. Como o software de gerenciamento de pedidos sincroniza quase que instantaneamente com o escritório central, a confirmação, o processamento e a finalização da ordem de compra podem ser imediatos. Bem diferente dos métodos tradicionais, que dependem de e-mail, fax ou até mesmo da entrega de papeis com escrita à mão somente no final do dia e com risco de extravio.

2. Aceleração do fluxo de caixa

Acelerar esses processos significa receber o pagamento mais rapidamente, ou seja, ter dinheiro para investir no negócio prontamente.

3. Redução de custos de processamento de pedidos

As despesas gerais relacionadas aos pedidos que eram escritos manualmente (catálogo e amostra de produção, notas de papel, custos de armazenamento desses documentos, etc) diminuem ou simplesmente são eliminadas. Além disso, um software de gestão diminui o custo operacional porque permite que os representantes, antes empenhados na inserção manual dos dados, foquem em iniciativas estratégicas de maior prioridade.

4. Melhor performance

Com uma solução de vendas digital, os representantes podem investir o tempo, que antes era gasto no tratamento manual de informações, no relacionamento com os clientes e prospects. Ganhando a confiança do cliente, o valor dos pedidos tende a aumentar, ou seja, também há um aumento nos lucros do atacadista. Além disso, os vendedores conseguem atender mais clientes por dia, já que a tarefa de gerar o pedido é muito mais rápida com uma solução digital.

5. Visibilidade do estoque em tempo real

O acesso em tempo real ao inventário permite que vendedores consigam direcionar os clientes para produtos que eles sabem que estão em estoque. No caso de um item que o cliente queira adquirir não estar disponível no momento, o representante pode sugerir uma alternativa.

6. Inteligência de negócios

Quando o vendedor acessa o histórico de pedidos facilmente e de onde estiver, ele consegue entender o comportamento de compra do cliente no passado. Dessa forma, pode mostrar para os consumidores apenas os produtos que eles estejam mais propensos a comprar. Isso elimina aquela longa espera até que o cliente veja todo o catálogo de produto, sem nenhum tipo de segmentação.

7. Vendas  24×7

Soluções digitais permitem que os representantes de vendas atendam a todo instante (e com eficiência) as demandas dos clientes. Se o representante está na estrada ou trabalhando de casa, pode verificar o status de um pedido rapidamente, por exemplo.

8. Vantagem sobre a concorrência

Os varejistas preferem fazer negócios com empresas que ofereçam um processo de venda mais rápido, eficiente e moderno. Uma solução digital eleva o valor da marca aos olhos do varejista, que acaba enxergando o representante como um parceiro de negócios, e não apenas como um fornecedor.

Quer mais informações sobre solução de vendas digital para atacadistas? Converse com nosso time de profissionais!