Como escolher a melhor plataforma para cálculo de substituição tributária e impostos

A complexidade para calcular um valor de substituição tributária e outros impostos é um desafio para muitas empresas do mercado B2B. O cálculo envolve tantas regras e fatores, que cometer erros na operação pode ser mais fácil do que um gestor imagina. Já falamos aqui no blog que, para cada estado, tipo de empresa e classificação fiscal de produto, tanto impostos quantos os cálculos variam e modificam o valor total da compra. Ademais, se o cálculo estiver incorreto, a empresa poderá sofrer sanções judiciais ao prestar contas e precificar produtos e serviços erroneamente. Isso significa que se você pretende manter competitividade no mercado, estar em dia com a Receita Federal e otimizar os processos de venda, precisa de uma plataforma para cálculo de substituição tributária e impostos.

Imagina calcular manualmente IPI, ST (Substituição Tributária), ICM e DIFAL (Diferença de Alíquotas) de todos os pedidos do e-commerce? Estamos vivendo uma época complexa e com evoluções diárias, em que ninguém pode esperar, principalmente organizações. Se você vende para outras empresas, deve levar o fator tempo não apenas como um diferencial competitivo, mas como agente primordial para o crescimento dos negócios.

Plataforma para cálculo de substituição tributária e impostos

Agora que você já optou por uma solução digital para o cálculo de impostos sobre produtos e serviços vendidos no seu e-commerce, precisa saber qual delas escolher. Existem diversas opções no mercado, no entanto, é preciso ponderar sobre custo e benefício. Os itens citados abaixo são fundamentais para uma operação eficaz e não podem faltar na plataforma escolhida se sua empresa preza por qualidade e agilidade.

1. Integração com ERP

A plataforma precisa integrar com o ERP da empresa, de uma forma fácil e rápida. Assim, processos como controle de produtos, estoques, preços, pedidos, serviços e cadastro de clientes são automatizados. Além disso, pergunte se a solução permite cálculos de preço para MP do bem, caso sua empresa utilize o incentivo fiscal. Certifique-se de que o software tenha uma API pronta e robusta para que a integração seja simples e eficaz. Uma solução assim não necessita do envolvimento da área de negócios e por isso a implantação e o uso são otimizados.

2. Simulador de preços

Um simulador de preços permite ao cliente visualizar preços para outros estados e situações tributárias no momento do check-out. Dessa forma, o usuário poderá simular preços com ICMS inserindo o CEP de entrega da mercadoria que a própria plataforma calculará a alíquota. Tudo isso baseado nas informações de estado de origem, estado de destino, ICMS devido, NCM ou classificação fiscal do produto e outros atributos envolvidos. Assim, no momento do fechamento da compra, o cliente vai saber quanto realmente pagará. É importante ressaltar que o menu precisa ser intuitivo, para que os usuários consigam utilizar a ferramenta facilmente.

3. Faturamento direto

Uma ferramenta que permita ao revendedor vender diretamente ao seu cliente final garante mais conversão e flexibilidade aos negócios. Ao indicar o CNPJ / CPF do cliente final, o software deve ajustar os preços e condições baseados no perfil do destinatário da mercadoria.

4. Constante evolução

Ninguém quer um software que não tenha atualizações para melhoria, não é mesmo? Escolha a solução que ofereça melhoria das funcionalidades constantemente, ou seja, uma plataforma sempre atualizada para atender as demandas do mercado.

5. Utilização por SAAS ou In-House

Cada negócio tem características diferentes e por isso soluções digitais precisam se adequar a elas. Por isso, uma plataforma para cálculo de substituição tributária e impostos deveria oferecer opções de contrato como serviço (SAAS) ou de instalação e manutenção pelo próprio distribuidor (In-House).

6. Alta performance

Imagine uma ferramenta lenta que deixe o cliente esperando enquanto está tentando fechar uma compra? Esse tempo de espera pode soar como falta de atenção ao cliente e derrubar a taxa de conversão do seu e-commerce. No mais, garanta que a plataforma tenha a velocidade que seu revendedor merece.

Conhece uma plataforma B2B para cálculo de substituição tributária e impostosassim? O ATMA B2B Commerce Set tem tudo isso. E o melhor: você pode testá-lo gratuitamente clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *