A eficácia de uma plataforma B2B para as empresas

Uma das principais preocupações das empresas é contar com um site eficiente, que seja um canal efetivo e gere excelentes resultados. Embora os gestores das organizações de diversos portes tenham consciência da necessidade de contar com uma página web que permita o relacionamento com os seus clientes, muitos deles ainda acreditam que soluções “caseiras” possam entregar bons resultados.

Muitos gestores e donos de empresas ainda questionam quais são as diferenças entre montar o próprio site e delegar este trabalho para quem realmente entende do assunto, se esta é também é sua dúvida, fique conosco! Neste post apresentaremos as principais vantagens de plataformas B2B e mostraremos como elas disponibilizam resultados muito mais eficazes do que os sites caseiros.

Sites “feitos em casa” funcionam?

Um site caseiro pode custar bem menos do que encomendar este serviço à alguma empresa especializada, contudo, dificilmente entregará bons resultados. A questão aqui não é conceber que tudo que “é de fora, é melhor”, mas sim de compreender que profissionais especializados em marketing B2B e práticas SEO, podem entregar um produto (site) com mais valor para as empresa.

O principal problema dos sites caseiros são a falta de recursos e funcionalidades, ou seja, o site fica sem atrativos para prender a atenção dos clientes. Outra questão diz respeito à segurança, páginas feitas por leigos apresentam falhas na proteção de dados (situação bem grave em caso de ataque hacker), além deste aspecto, um site caseiro não conta com profissionais com expertise necessária como para desenvolvê-lo potencializando as técnicas SEO. Esta última questão é muito importante, uma vez que a otimização de sites é imprescindível para o bom posicionamento da página nos buscadores. Estas são apenas algumas considerações sobre os sites caseiros, além destas, existem várias outras como perda de clientes e pouco apoio técnico das plataformas.

Após ler todas estas questões negativas sobre os sites “feitos em casa”, provavelmente você deva ter chegado a uma resposta para a pergunta feita logo acima…Com certeza, sites caseiros deixam muito a desejar quando o assunto é captar e reter clientes, melhorar o desempenho dos negócios e conseguir bons resultados. Veja a seguir como uma plataforma B2B pode te ajudar a colocar em prática a sua ideia de negócio ou melhorar os resultados da sua empresa.

Plataforma B2B: o que é isso?

Antes de falar sobre as plataformas B2B é preciso que você fique por dentro do marketing B2B (Business to Business). O Marketing B2B é também chamado de marketing empresarial, ele é uma prática das organizações ou indivíduos que visam a promoção dos seus produtos ou serviços para outras pessoas jurídicas que tenham interesse em revendê-los ou oferecê-los aos seus clientes. Também é possível fazer marketing B2B desde e para empresas que queiram consumir o produto ou usufruir o serviço oferecido. Vale ressaltar que o termo Marketing B2B significa em português Marketing “negócio para negócio”. Agora que você já está por dentro do que é o Marketing B2B, vamos centrar a nossa atenção nas plataformas B2B.

Este tipo de plataforma possui recursos estritamente orientados à tirar muitas vantagens desse relacionamento entre empresas. Ao adotar uma plataforma B2B, as organizações que estão em busca de revendedores conseguem dirigir os seus esforços diretamente aos clientes em potencial. Uma plataforma de e-commerce B2B que seja feita de acordo com o segmento de negócio da sua empresa, oferece resultados muito mais eficazes e atrativos do que as plataformas que podem ser adaptadas de forma caseira. Seja para empresas importadoras, atacadistas ou de automação, as plataformas B2B disponibilizam funcionalidades personalizadas como busca inteligente, personalização, simulador de vendas, propostas, versão mobile, tudo para gerar um contato assertivo com os clientes.

Como você pode perceber, enquanto um site caseiro gera muita insegurança quanto aos resultados esperados, uma plataforma B2B disponibiliza funcionalidades específicas para cada setor e objetivos. Hoje em dia, tratar os clientes de forma customizada, oferecendo o máximo de atenção para as suas peculiaridades é um grande diferencial, visto a concorrência acirrada que rege os diferentes setores de mercado. Um grande plus das plataformas B2B é que permitem o trabalho integrado entre o sistema ERP e os cálculos fiscais, esta combinação de informações é primordial para que não hajam divergências entre os preços, retrabalho e gastos supérfluos e desnecessários.

Não perca mais tempo, dinheiro e posicionamento no mercado. Conte com uma plataforma B2B e potencialize os resultados da sua empresa!