Os benefícios de outsourcing de TI para a área de marketing

Já pensou em colocar o foco do seu negócio naquilo que você faz melhor? É isso que o outsourcing de TI permite que fornecedores de serviços e produtos façam. Se você tem uma plataforma e-commerce de distribuição, por exemplo, por que não deixar que especialistas cuidem da manutenção, suporte e eventuais problemas que a plataforma apresente e se concentrar em marketing e vendas?

Aumentar o foco no core business é essencial para conseguir se destacar em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada e também se livrar de preocupações que envolvam contratação e gestão pessoal especializadas nas operações de sistemas e infraestrutura. Apostar no outsourcing de TI gera benefícios para todas as áreas do negócio, mas neste post falaremos especificamente do setor de marketing de um distribuidor ou atacadista da área de tecnologia. Se você se encaixa nesse perfil e busca redução de custos e aumento da produtividade, acompanhe abaixo os benefícios que a prática tem trazido para empresas do setor.

Tempo para dedicar-se integralmente ao marketing

Com a estrutura de TI segura e com profissionais capacitados responsáveis por administrá-la, a área de marketing tem como única preocupação as atividades estratégicas que visem atração e retenção de clientes e posicionamento de marca. Além disso, quando alguma modificação que faça parte do plano estratégico do marketing precise ser feita na plataforma do e-commerce, por exemplo, a equipe contará com profissionais de TI disponíveis para ajudá-la rapidamente. Dessa forma, nenhum projeto vai ficar na gaveta por falta de expertise na área de TI.

Melhoria da qualidade do serviço prestado

No caso de uma loja online, uma equipe que entenda tudo sobre e-commerce é fundamental para o bom andamento das vendas. O outsourcing de TI permite que apenas profissionais capacitados em determinada área prestem serviço, seja de implementação, suporte ou monitoramento da plataforma. Caso o fornecedor detecte necessidades específicas de seus usuários, ou mesmo receba feedbacks do que poderia ser melhorado, pode solicitar a esses profissionais para fazerem as modificações necessárias. Além disso, também pode pedir o aval dos especialistas sobre a viabilidade de seu projeto de e-commerce. Como esses profissionais não trabalham apenas com uma única empresa, conhecem diversos exemplos do que funciona ou não quando se fala em e-commerce B2B.

Suporte a gestão dos negócios

Quando a gestão de TI é realizada por especialistas, cria condições ideias para que o gerenciamento estratégico de áreas como vendas e marketing seja permeado por segurança, precisão e escalabilidade, facilitando o trabalho dos profissionais que atuam nessas áreas. Aqui, o papel da TI é o desenvolvimento e busca no mercado de tecnologia por ferramentas e infraestrutura adequadas para o processamento dos dados. Esses profissionais também podem delimitar parâmetros e boas práticas de uso destas ferramentas, sempre de olho na segurança da informação e no desempenho das atividades do dia a dia da equipe de marketing com o apoio da tecnologia. Ou seja, todas as tarefas da equipe de marketing, que incluem não só a divulgação da marca, mas também análise e mensuração de resultados das vendas, podem ser facilitadas quando a empresa opta pelo outsourcing de TI.

Em suma, essa parceria dos distribuidores com empresas especializadas em manutenção, suporte e infraestrutura da tecnologia da informação tornou-se essencial para aumentar produtividade e rentabilidade, ao mesmo tempo que gera maior vantagem competitiva, já que também traz benefícios para a área de marketing.

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da prática para a área de marketing de negócios B2B? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *