4 dicas para vendedores regionais em distribuição venderem mais

Se você é responsável pela contratação, gestão e motivação dos vendedores regionais em distribuição de uma empresa, provavelmente já se deparou com representantes que se esforçam para atingir as metas, mas nunca conseguem. Em alguns casos, isso pode significar que um treinamento ou capacitação são necessários. No entanto, em outras situações pode ser simplesmente falta de motivação. Independentemente de quais comissões sua empresa oferece aos representantes, o estabelecimento de objetivos adicionais pode ser um ótimo incentivo, especialmente para o time de representantes de vendas que trabalham de forma independente.

Para ajudá-lo a inspirar sua equipe, separamos 4 dicas que certamente ajudarão seu time de representantes a vender mais.

1. Crie um ambiente de competição amigável

Colocar os representantes de vendas em um ambiente de competição amigável, pode ser extremamente motivador. Tente gamificar o processo de vendas, ou seja, transformá-lo em uma espécie de jogo, com regras, obstáculos, prêmios e objetivos concretos. O prêmio não precisa ser, necessariamente, em dinheiro. Por que não oferecer um dia de folga remunerado, férias extra, ou mesmo o reconhecimento público de receber um prêmio? A gamificação é uma estratégia de interação entre os colaboradores que, nesse caso, tem um objetivo bem claro: vender mais.

A vantagem do modelo é que ele instiga duas características do ser humano fundamentais para aumentar as vendas na área de distribuição: a cooperação e a competitividade. De acordo com a Gartner, as empresas precisam manter um fluxo constante de feedback, medição e incentivos para manter os funcionários engajados e motivados. Essas são exatamente as técnicas empregadas por designers de jogos para manter o interesse do jogador. Nesse caso, utilizar um aplicativo de gamificação no ambiente de vendas pode ajudar a aumentar as vendas justamente porque motiva os vendedores regionais.

2. Recompense quem constrói bons relacionamentos com clientes

Às vezes, a motivação não é apenas sobre lucros, mas também sobre o que um representante de vendas faz quando não está recebendo uma comissão direta. Alguns vendedores regionais fazem de tudo para se certificarem de que um cliente recebeu os produtos certos em sua loja, o que requer bastante esforço. Um bom gestor sabe reconhecer esse longo caminho e deve recompensar quem se destaca na função. Seja oferecendo um bônus real ou seja fazendo algo mais simples, como o reconhecer seus esforços durante uma reunião, a criação de uma cultura de serviço centrada no cliente é sempre fundamental. Essa cultura costuma aumentar as vendas e deixar clientes felizes. E sabemos que um cliente feliz é um passo enorme para um cliente fiel.

3. Fomente o espírito de equipe

Ao mesmo tempo em que se deseja que os representantes de vendas sejam competitivos entre si, ninguém quer que eles trabalhem em direções diferentes e isolados. É preciso fomentar a ideia de que todos os colaboradores — principalmente os representantes de campo que trabalham sozinhos a maior parte do tempo — são parte de uma equipe. Encontrar motivação enquanto se está trabalhando sozinho é bem mais fácil quando o profissional sabe que é parte de algo maior e que pode crescer junto com a empresa. Se um representante é especialista em uma determinada área, por exemplo, pode ser incentivado a compartilhar seu conhecimento com a equipe. O gestor pode, ainda, incentivar este tipo de educação coletiva ao oferecer prêmios a esses profissionais que possuem espírito de equipe..

4. O dinheiro fala

Ao final de um dia difícil de trabalho, um bônus em dinheiro real é, provavelmente, o que faz a maior diferença quando se trata de incentivar representantes de vendas. No entanto, a quantidade não importa necessariamente, e sim o reconhecimento positivo de um trabalho bem feito.

Como você está motivando sua equipe de vendedores regionais? A gente pode te ajudar! Entre em contato com nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *