Por que eu preciso de um e-commerce B2B agora?

Que o mundo está conectado e o acesso à internet e cada vez maior, um caminho sem volta, ninguém tem dúvidas. Nesse cenário, é muito provável que sua empresa já esteja presente no ambiente digital com um site institucional.

Mas, se cada vez mais pessoas utilizam a internet, será que não é o momento dos negócios B2B começarem a prestar mais atenção às vendas online? Nesse post vamos te explicar por que você precisa de um e-commerce B2B o quanto antes.

Quem pode ter um e-commerce B2B?

Indústrias, distribuidores, atacadistas, franquias. Todo tipo de empresa que realiza negócios business to business pode ter um e-commerce. Esse tipo de venda não está restrito apenas a empresas grandes, mas pode também ser uma realidade para as pequenas e médias. O principal pré-requisito é ter uma infraestrutura mínima de TI para gerir suas vendas online.

É importante ressaltar que o e-commerce B2B não surge como uma forma de substituir os meios tradicionais de vendas. Ele deve ser visto como um novo canal para ampliar os resultados da empresa, que tem papel fundamental, tendo em vista a realidade de pessoas e empresas cada vez mais conectadas como citamos anteriormente.

O e-commerce nos negócios B2C já está mais que consolidado. E já passou da hora dos gestores de empresas B2B também se adaptarem a essa nova cultura de consumo.

As vantagens: motivos para começar seu e-commerce B2B agora

O primeiro benefício do e-commerce B2B é chegar a potenciais clientes que, se sua empresa atua somente com canais tradicionais de vendas, você não alcançaria. No Brasil, um país de dimensões continentais, ter uma loja online significa aumentar bastante suas oportunidades de vendas. O ambiente digital derruba as barreiras geográficas.

Outra forma de expansão do seu alcance está relacionada ao tempo. Com um e-commerce B2B seu atendimento passa a ser de 24 horas por dia, sete dias por semana.

A segunda vantagem é a redução dos custos de vendas. Orientando clientes para autoatendimento em seu site, você pode redirecionar funcionários que antes realizavam esse serviço para funções mais estratégias para sua empresa. Além disso, a venda online dá mais autonomia aos consumidores na compra e facilita o processo.

Com o e-commerce B2B, seu time de vendas pode ainda aproveitar melhor o tempo para se relacionar com seus clientes e potenciais clientes, trabalhando na chamada “nutrição de leads”, visando aumentar o total de negócios fechados.

E-commerce: atender a base ou prospectar?

O canal de vendas online B2B pode ser utilizado tanto para atender a sua atual base de clientes, quanto para atrair novos interessados em seus produtos e serviços e gerar mais negócios. O foco do e-commerce B2B é maximizar suas oportunidades e aumentar os lucros.

Se você tem uma empresa, mas ainda não tem um e-commerce em seu site, você precisará destinar recursos para investir na sua loja online. Mas, apesar desse custo inicial, a principal reflexão que deve ser feita é: qual o custo de não ter um e-commerce B2B?

É bem provável que você esteja perdendo dinheiro se ainda não abriu esse canal de vendas no ambiente digital. E mais uma vez vale reforçar: as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas, isso não é mais uma tendência, é uma realidade, e não há qualquer previsão de mudança nesse cenário.

Fico convencido que está na hora de ter seu e-commerce B2B? Nós queremos te ajudar então deixe seu comentário e conte pra gente sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *