Saiba como aumentar a sua base de clientes e mantê-los fiéis

A captação de novos clientes é a principal meta das empresas B2B, já que isto está ligado diretamente ao aumento de novas receitas. Novos clientes, mesmo que comprem menos, diminuem a dependência daqueles que são mais assíduos.

Dessa forma, a captação de novos clientes e o consequente aumento de renda é algo que deve ser trabalhado seriamente. Se você é o responsável por uma empresa já antiga e estabelecida, sabe que ela possui uma base de clientes inativos. Eles já conhecem a companhia e foram atendidos anteriormente. Assim, o primeiro passo para aumentar a base de clientes em uma estratégia B2B é trabalhar com esses compradores. Para ter resultados rápidos, reative os contatos e faça ações promocionais pensadas exclusivamente nesses clientes.

Facilite na hora da compra

Feito o trabalho inicial, deve-se melhorar a experiência de compra. Saiba que quanto mais simples for fazer negócios com a sua empresa, maior vai ser a chance dos clientes voltarem a comprar com você. A agilidade na hora de repor o estoque e para entregar os produtos também é essencial. Empresas buscam rapidez na hora da compra, e essa característica pode ser decisiva para os seus futuros compradores.

Atenda todos igualmente, não importa o local

Além da agilidade, um problema é a cobertura geográfica. Clientes distantes demandam um custo mais elevado de venda, por questões de logística. No entanto, uma empresa B2B que atende de maneira similar um cliente que está situado no mesmo bairro ou do outro lado do país sai na frente daquela plataforma que não consegue fazer isso.

Não se prenda somente nos produtos que vendam mais

Infelizmente, uma parcela dos representantes comerciais costuma a se focar apenas naqueles produtos que são mais fáceis de serem vendidos. As empresas com um grande catálogo podem ter problemas para trabalhar com todos os produtos. Assim, muitos clientes podem desconhecer a linha completa de um fornecedor e comprar apenas aqueles produtos que são mais vendidos. Nesse sentido, é importante traçar uma estratégia de marketing para divulgar todos os produtos para futuros compradores.

Fidelização também é essencial

Tenha em mente que conquistar novos clientes é mais difícil e custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter aqueles que já compraram com você e tiveram uma experiência satisfatória. Em poucas palavras, a fidelização de clientes é mais importante que aumentar a base de compradores.

Além disso, ao se fidelizar um cliente, ele sempre vai verificar a sua empresa antes dos outros fornecedores. Caso ele continue sendo bem atendido, não terá motivos para comprar em outro lugar, excluindo se ele receber uma oferta financeiramente bem melhor. Para finalizar, um cliente fiel também ajuda a aumentar a sua base de compradores, já que ele passa a fazer uma “propaganda” para conhecidos que trabalhem no mesmo ramo, sem que você tenha que ter custos extras.

A importância do pós-venda

Para iniciar, você precisa ter um bom atendimento pós-venda. Mostre aos seus clientes que você se importa com eles e deseja saber se eles tiveram uma boa experiência com os produtos adquiridos e se o atendimento foi satisfatório. Para isso, você precisa receber críticas diversas, criar canais de comunicação e se mostrar interessado em resolver os problemas mostrados.

Práticas comuns, mas importantes

O foco em e-mail marketing também é fundamental para a fidelização. Trata-se de uma prática antiga, mas que ainda funciona se você fizer o trabalho corretamente. O envio apenas de ofertas não é o suficiente. Procure criar um conteúdo relevante, no qual os seus cientes tenham o prazer em lê-lo.

Por outro lado, é essencial manter a sua base de dados de atualizada e aprimorá-la constantemente. Procure realizar uma segmentação de clientes para saber o comportamento deles e pensar em planos no futuro.

Os descontos também são uma arma importante. Vale a pena usá-los com sensatez, para não atrapalhar o orçamento no geral. Esse recurso é um ótimo aliado com aqueles clientes que compram pouco ou tenham pouca frequência na sua empresa.

Para saber mais dicas para o seu comercio B2B, acesse o Blog – Atma IT Solutions. Lá, você encontra inúmeros posts que lhe ajudarão em problemas comuns da área. Não deixe de conferir!