E-commerce B2B – Vantagens de uma plataforma para distribuidores e atacadistas

Um distribuidor de valor é aquele que oferece a seus revendedores um portfólio de produtos e serviços que compõe uma solução mais completa.  Neste mercado, ter uma plataforma de e-commerce B2B para trazer informações de pedidos, rma, comissões é a base estrutural para deixar seus vendedores focados em negociações que realmente tragam valor ao seu cliente, é um diferencial competitivo.

A seguir, veja alguns benefícios que um e-commerce B2B pode oferecer para os distribuidores e atacadistas:

Automatização do processo

Por meio de uma plataforma de e-commerce, é possível atender a uma quantidade maior de clientes ao mesmo tempo, pois não há a necessidade do atendimento pessoal, feito por um consultor que pode atender a apenas um cliente por vez;

Oferta de autonomia ao cliente

Por meio de ferramentas de configuração, o próprio cliente pode montar seu pedido, o que lhe dá mais autonomia na hora de escolher. Por exemplo, o cliente pode configurar um hardware com as peças que melhor lhe atende. A mesma facilidade pode acontecer com aquisição de softwares, em que o cliente diz ao sistema quais funcionalidades lhe interesse, montando um pacote sob medida para o seu negócio;

Mensuração de resultados

Com uma boa plataforma de e-commerce, o distribuidor consegue ter a dimensão de quantas pessoas acessaram as informações da loja, pesquisaram os produtos e serviços, inseriram itens no carrinho… Estas métricas ajudam a verificar e a planejar a estratégia de venda, a partir do número de desistências e de compras finalizadas com sucesso. É possível ver, por exemplo, quais clientes desistiram por não encontrar a forma ideal de pagamento.

Plataforma B2B Commerce Set - E-commerce B2B

Distribuidor sem fronteiras

Barreiras geográficas tornam-se menos relevantes quando o distribuidor tem uma loja virtual. Além disso, não é necessário fazer grandes estoques e ter de se preocupar com a armazenagem de mercadorias, por exemplo. O distribuidor pode efetuar as compras a partir das vendas, automatizando o processo – assim que uma venda é efetuada o produto, imediatamente o fornecedor recebe uma ordem de compra e despacha para o endereço do cliente. Assim como vantagens a longo usufruídos pelos grossistas, como a armazenagem local.

Estratégia multicanais

Os clientes B2B procuram cada vez mais a integração cross-channel, ou seja, a facilidade de opções de pesquisa de produtos e serviços, a pesquisa e a interação com os fornecedores por meio de diversos canais, como loja física e online, aplicativos, telefone etc. É preciso estar preparado para atender a este novo comportamento dos compradores, ter meios de atendê-los nos moldes tradicionais mas também com apenas alguns cliques.

Fidelização de clientes

A integração e automatização de processos e sistemas é um meio eficaz de acrescentar valor ao negócio, tornando-se difícil para os clientes fazer a mudança de fornecedores. Processos da cadeia de suprimentos habilitados eletronicamente dão aos clientes um melhor controle sobre inventário por, entre outras coisas, eliminar o excesso de inventário e rupturas. Eles também podem identificar áreas para redução de custos. Estas ferramentas podem ser grandes poupadores de tempo e dinheiro para grandes clientes corporativos.

Para que tudo isto funcione adequadamente, além de uma excelente plataforma, é importante que os distribuidores e atacadistas tenham uma ótima gestão do conteúdo. Afinal, não basta ter a melhor ferramenta se o cliente entra na loja e não entende direito as especificações do produto.

Outro ponto que é importante considerar é as ações de marketing digital, com e-mail marketing, newsletter, remarketing (automatizar o contato com os clientes que desistiram de uma compra no meio do caminho, por exemplo) etc. Um bom marketing digital ajuda a conquistar novos clientes e manter o relacionamento com os que já são ativos.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

2 thoughts to “E-commerce B2B – Vantagens de uma plataforma para distribuidores e atacadistas”

    1. Olá Carlos, obrigado pelo feedback. Acompanhe nossos artigos pois sempre estaremos trazendo novidades e boas informações sobre este e outros assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *