4 fortes vantagens dos softwares customizáveis

4 fortes vantagens dos softwares customizáveis - Blog Atma IT

Considerando que a escolha de um novo sistema é sempre uma decisão difícil, que leva em conta os anseios da empresa e os seus objetivos estratégicos, as vantagens precisam estar muito claras para que os decisores optem pelo sistema A ou B. Você tem bons argumentos na hora de oferecer um software customizável para seus clientes?

Além de oferecer maior controle sobre como o sistema deve se comportar e atender de forma mais ajustada as necessidades específicas do negócio, quais outras vantagens uma solução que pode ser customizada oferece? É sobre isso que vamos conversar neste post. Acompanhe!

A seguir, veja 4 vantagens que você deve mostrar aos seus clientes na hora de oferecer softwares, aplicativos e outras ferramentas customizáveis:

1 – Ganho de tempo na implementação

As soluções customizáveis, ou seja, que podem ajustar os módulos e funcionalidades às necessidades do cliente, têm um tempo de implementação relativamente mais rápido do que as não customizáveis. Isto porque, além de ela poder ser implementada em pacotes, o que ajuda a criar um cronograma que não prejudique a operação da empresa, as funcionalidades podem ser ajustadas ao longo do caminho, ou seja, a empresa não deixa de operar enquanto há o processo de implementação.

O ganho de tempo também se nota a longo prazo, pois sempre que a empresa precisar expandir e criar funcionalidades e ferramentas para atender um aumento de demanda, por exemplo, ela poderá adaptar o mesmo software; não precisará comprar outro e passar por todo o período de implantação.

2 – Mudança menos dolorosa

Como os softwares customizáveis podem atender cada particularidade do negócio, a gestão da mudança, que implica inclusive na resistência dos usuários, se torna mais simples. Inclusive, os próprios usuários finais podem participar com ideias para tornar a ferramenta mais fácil de ser utilizada, o que ajuda a criar empatia e até melhorar o engajamento, o que se reflete significativamente na produtividade.

3 – Melhor aproveitamento dos talentos internos

Cerca de 99% das empresas brasileiras são pequenas ou médias (PMEs), por isso, há um grande número de organizações que têm poucas pessoas dedicadas à tecnologia da informação (TI)

Para estes casos, as soluções customizáveis se tornam uma alternativa ainda mais relevante. As empresas ganham a flexibilidade de trabalhar com o fornecedor para fazer a personalização e a manutenção da plataforma, enquanto o pessoal do núcleo interno gerencia outras áreas estratégicas do negócio.

4 – Melhor aproveitamento dos recursos – custos mais baixos

No que diz respeito ao custo, os softwares customizados também são um excelente investimento, pois conforme a empresa vai tendo acesso aos recursos pode fazer adaptações ou complementações nos seus sistemas.

Trocando em miúdos: a empresa adquire os módulos e funcionalidades essenciais e depois, com calma, vai customizando para que todos os seus processos sejam contemplados pela solução. Isso é muito diferente de ter que adquirir um software robusto e, muitas vezes, com funcionalidades que nunca serão usadas ou que não podem ser moldados para atender a necessidade da empresa, pagando por tudo.

Conclusão

Cada vez mais, os consumidores de tecnologia de um modo geral, e isso inclui as empresas também, querem ter domínio e poder interagir e tornar suas aplicações mais personalizadas. Assim, mostrar que as soluções customizáveis apresentam mais valor e melhor custo-benefício do que aqueles ofertados em pacotes fechados, pode ser decisivo na hora de fechar um negócio.

Você gostou destas dicas? Que outras vantagens dos softwares customizáveis costuma mostrar aos seus clientes? Deixe-nos um comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *