3 maneiras de reduzir custos com uma plataforma online B2B

3 maneiras de reduzir custos com uma plataforma online B2B - Blog Atma IT

Nos últimos anos, as relações comerciais entre fabricantes e atacadistas vêm sendo simplificadas por meio do B2B. O volume de transações dessa modalidade de comércio tornou-se maior do que o número de vendas entre empresas e consumidores finais, chegando ao índice aproximado de R$ 1,51 trilhões somente em 2014. Embora a integração B2B seja benéfica, muitas empresas ainda preferem utilizar seus próprios sistemas, que geralmente são elaborados pela sua própria equipe de TI, ou compram soluções B2C e fazem adaptações mal planejadas para atenderem a distribuição.

Segundo uma pesquisa realizada pela GXS, a terceirização de serviços nos programas de integração agregam mais valor aos processos e ajudam a reduzir custos com B2B. Do total de entrevistados, 74% indicaram redução nas despesas totais ao comparar os custos de uma operação terceirizada e o investimento necessário com licenças de software. A seguir, conheça as maneiras de cortar custos através da utilização de uma plataforma de e-commerce B2B.

1. Cortando gastos e aumentando a eficiência do atendimento

O telefone ainda é essencial na área comercial de qualquer empresa e representa uma parcela dos custos com atendimento. E quanto mais os vendedores e clientes utilizarem plataformas digitais para se comunicarem e fazerem negócio, menos utilizarão a telefonia, o que ajudará a reduzir custos com B2B. Esta disponibiliza ao cliente um atendimento multicanal, onde ele poderá contatar a empresa pelo canal de sua preferência. Os vendedores especializados podem dar apoio por computador, dispositivos móveis, de forma direta ou através de televendas.

A principal fonte de vendas da empresa é a equipe comercial. Embora haja um alto custo para mantê-la, é possível aumentar sua eficiência. Uma plataforma B2B pode auxiliar bastante os vendedores, seja simplificando operações de vendas ou permitindo que clientes façam seus pedidos de forma direta. Com isso, a equipe de vendas pode focar em clientes estratégicos sem perder a atenção nos demais. Isso significa que a capacidade de vendas aumentará sem haver custos adicionais.

2. Maior performance operacional e redução de erros

Possuindo um site lento, certamente sua empresa perderá clientes, reduzindo assim o volume de vendas. Oferecer uma solução robusta ao seu revendedor e sem pagar nada a mais por isso agregará mais valor ao negócio, sendo uma grande oportunidade para atrair o público e posicionar sua empresa no mercado. E através da busca e navegação inteligente, seu cliente achará de forma fácil e intuitiva o produto que deseja comprar.

Já os erros operacionais, como envio de produtos errados, e-mails confusos, pedidos ilegíveis e problemas na logística reversa, são alguns dos fatores responsáveis pela perda de muito dinheiro. Tudo isso pode ser evitado com a adoção de uma plataforma que pode reduzir custos com B2B. Há também a integração com ERPs através de uma plataforma pré-configurada e de fácil utilização, evitando os altos custos com licenças de usuários.

Muitos compradores, como pessoas físicas, têm ampla experiência no comércio B2C ao realizarem compras pessoais. E quando voltam a operar no B2B, geralmente sofrem com o desafio de trabalhar com sistemas ineficientes. Ao invés disso, os vendedores devem adotar um sistema B2B on-line, que integra processos, metas e métricas através do marketing de vendas e serviços. E para garantir a performance operacional, os vendedores devem firmar parcerias com os principais fornecedores de tecnologia, com o intuito de resolver problemas em sistemas legados e apoiar na rápida adoção de novas tecnologias.

3. Divulgando produtos de forma rápida e barata

Para divulgar um produto, a empresa ou fábrica necessita fazer propagandas que contenham o máximo de informações possíveis sobre o mesmo, a fim de apresenta-lo ao cliente. Quanto mais rico for o conteúdo, maior a chance do comprador tomar a decisão de compra. O grande problema é que catálogos impressos atrativos custam caro, e muitas vezes a quantidade de informações de produto não cabe em uma página. Além do alto custo de confecção dos mesmos, a empresa precisa enviá-los para seus clientes que estão localizados em diferentes regiões do país.

Com a plataforma B2B, é possível elaborar uma proposta e enviá-la diretamente ao cliente através de e-mail. Este pode ser customizado, contendo os produtos selecionados, seus preços de venda e quantidade e logomarca. Você também pode criar promoções para o revendedor, como descontos de preço e vitrines personalizadas, dependendo do seu perfil e segmento. Com esses benefícios, os custos de entrega e customização de catálogos são reduzidos significativamente.

Gostou dos beneficíos que uma plataforma B2B pode oferecer à sua empresa? Adotando essas medidas, certamente você melhorará a experiência de seus clientes e aumentará a eficiência operacional de seus negócios. Aproveite e compartilhe sua experiência com relações comerciais nos comentários e visite o site da Atma IT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *