Perdendo clientes para o concorrente através de um sistema de busca ineficiente

Perdendo clientes para o concorrente através de um sistema de busca ineficiente - Blog Atma IT

A expansão da tendência multicanal representa grandes desafios e oportunidades de negócios para as empresas. O comércio eletrônico B2B (Business-to-business) ainda é uma estratégia de vendas nova no mercado, mas seus clientes corporativos já exigem funcionalidades que se assemelhem às suas experiências de consumo pessoal. Isso significa que seu site deve ser fácil de navegar, assim como o Google, Facebook, Amazon e Ebay.

De acordo com uma pesquisa da Enquiro, os mecanismos de busca têm um papel dominante nas compras B2B, sendo usados nas fases iniciais ou intermediárias do ciclo de aquisições de produtos. Por isso, é preciso garantir que o site esteja otimizado corretamente para um ótimo posicionamento nos resultados de pesquisa. A seguir, veja como ter um mecanismo de busca inteligente e que converta leads em vendas, garantindo assim a sua posição no mercado.

A “consumerização” de software

Postar fotos em redes sociais, escrever em blogs, pesquisar e utilizar carrinhos de compra de e-commerces já são atividades comuns no nosso dia a dia. Um software corporativo que contenha essas funcionalidades, as quais já estamos familiarizados, facilita o sistema de buscas e aumenta sua eficiência. As transações B2B requerem um certo período de tempo entre pesquisar o produto e fazer o pedido, pois não se trata apenas de uma decisão precipitada. Veja alguns dados da pesquisa realizada pela Enquiro:

  • Cerca de 95,5% dos entrevistados indicaram que utilizariam um mecanismo de busca em algum momento de sua compra;
  •  Dos participantes, 63,9% iniciariam suas buscas por informações em motores de busca em sites de comércio eletrônico de fabricantes e indústrias;
  • Quanto ao orçamento, 86,9% disseram que usariam um mecanismo de busca depois de visitar o site do fabricante ou indústria.

Com esses dados, a pesquisa concluiu que:

  • As pesquisas nos mecanismos de busca ocorrem pelo menos um mês antes da decisão de compra;
  • O Google foi o favorito entre os demais mecanismos de busca;
  • Mais de 60% dos usuários clicaram nos primeiros resultados da pesquisa;
  • Após o carregamento da página, a maiorias dos usuários esperam alguns segundos antes de decidir em qual clicar.

Um sistema de pesquisa eficiente

Com todo esse tráfego qualificado proveniente de mecanismos de busca, é essencial que os comerciantes e atacadistas B2B garantam que suas páginas estejam corretamente otimizadas para obterem um bom posicionamento nos resultados de busca. Caso o distribuidor não tenha essa funcionalidade, ele perderá 60% do volume de acessos. Além disso, é necessário que a ferramenta funcione de forma semelhante ao Google, com funcionalidades como correção de erros de ortografia, busca por atributos, proximidade e procura de palavras em arquivos PDFs.

O marketing nos mecanismos de busca

Quando um potencial comprador encontra suas ofertas através de um mecanismo de busca, certamente ele está procurando produtos por conta própria e está predisposto a ouvir sua mensagem de marketing. Isso é o que chamamos de tráfego qualificado, onde o cliente deseja conhecer seu negócio e fazer parcerias. Podemos definir o mecanismo de busca de marketing como uma ferramenta não-intrusiva.

Outros tipos de publicidade interrompem o comportamento do usuário, como anúncios em jornais que dominam os artigos e pop-ups de propaganda que aparecem em sites. Seus visitantes clicam voluntariamente no seu anúncio, ao invés de clicarem no do concorrente. Isso porque estão motivados a explorar suas ofertas.

Você já possui um sistema de busca eficiente em seu site? Conheça a plataforma de comércio eletrônico B2B da Atma-IT, que se encaixa perfeitamente ao momento atual de sua empresa e evolui juntamente com ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *